sábado, 19 de dezembro de 2015

Programa Café com Poesia, 7ª edição, sábado, 19 de dezembro

A sétima edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 19 de dezembro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, foi feito de forma especial. 

Pela segunda vez, sem convidados, contou com os cinco titulares, os dois poetas, acima citados, Rayssa Araújo Ventura (10 anos), Sabrina Lima (12), e o poeta Jota Leite (Zé Leite), cofundadores do programa. 

O poeta Jota Leite (Zé Leite) declamou e cantou poemas de sua autoria com José Nilton que também escreveu especialmente para o momento. J' Leite mandou alôs para amigos e familiares. Rayssa e Sabrina falaram sobre a poetisa, Márcia Souto. Elas também mandaram alôs para seus amigos, familiares e leram poemas do poeta José Nilton Leite. Rayssa leu também um poema do livro “O Nosso Amor de Sempre” de Márcia Souto.

O foco principal do programa foi à festa cultural da inauguração da Estatua do Cristo Redentor do Bairro Alto Belo Horizonte de Piancó, neste dia 19 de dezembro. A festa contará com presença e colaboração da poetisa Márcia Souto, essa grande amiga da arte e parceira cultural do programa Café com Poesia, que é atriz, escritora e apresentadora do "Programa Valores Locais" da Rádio Morada do Sol FM de Patos. Ela doará 50 livros de sua autoria. 

Participarão da festa cultural de inauguração do Cristo; o Grupo Melhor Samba parceiro cultural de Chico Jó na sensibilização das cidades que faz parte do Roteiro Turístico da Passagem da Coluna Prestes no Sertão Paraibano; Coral Piancó em Canto; Coral da Escola Estadual Beatriz; os poetas repentistas, Zé Limeira de Piancó e Arquiles de Morais; toda a equipe do Café com Poesia. Hosmá Passos doará cordéis do exemplar "O Mundo em Frente e Verso" do poeta itaporanguense, J. Sousa. Outras manifestações culturais, também deverão se apresentar no evento. 

O poeta José Nilton Leite doará shorts (aleatoriamente), troféu e medalhas (através concurso de leitura de poemas) às crianças do Bairro. O poeta José Nilton Leite (poeta da Macambira) mais uma vez, lembrou aos ouvintes sobre o prêmio da loja para quem ligar para o programa e acerta qual foi o seu primeiro poema escrito. Umas das dicas divulgadas pelo poeta no programa é que o título do seu primeiro poema está em blogs e no site Folha do Vale.

O poeta e ativista cultural, Hosmá Passos, comentou sobre a importância da parceria com o Blog Palestina Online, Waba Vídeo; Diamante Notícias, Damião Galdino; Site do Tavinho, Otavio Sá Leitão; Site valedopianco.com.br, Esmaildo Pereira. O poeta, agradeceu aos parceiros por corroborarem com a difusão do Programa Café com Poesia e das manifestações culturais que ocorrem em Piancó - PB.

Falou também sobre o Maestro Passos, vulgo Bibi Passos e sua atuação na música em Tavares, Emas e Olho D’água. Em Piancó fundou a Banda do Adhemar Leite (história do desfile no dia 1º setembro dessa escola) e reativou a do Santo Antônio. Em Santana dos Garrotes, Filarmônica e Marcial na Escola Cinharinha, na Escola de Leni e no Distrito Pitombeira. Prestou serviços também em Nova Olinda, Ibiara. É o Fundador da Banda do 3ºBPM de Patos, fundador da Banda de 13° BPM de Itaporanga. Formou uma Banda na Escola Severino Remígio (Piancó), tinha um grupo de flautas no Pet em Piancó, um grupo de flauta em Nova Olinda. E uma Banda Marcial na Escola Estadual de Olho D’água. E outras mais atividades que o Maestro Passos explicará e divulgará no programa Café com Poesia.

O poeta também avisou o lançamento dos cordéis do Sargento Moisés no dia 26 de dezembro, na 8ª edição do programa Café com Poesia, que contará com a presença do Grupo Raízes do Forró, de Piancó.

Também, durante, o programa, o poeta, falou sobre o 5º Concurso de Poesia da Fundação Francisco de Sousa para Itaporanga e o país inteiro. As inscrições até dia 30 de dezembro. As poesias podem ser enviadas à fundação pelos Correios (endereço no regulamento) ou pela internet através do e-mail folhadovali@yahoo.com.br ou deixados diretamente na sede da fundação. Os dez primeiros colocados de cada categoria serão premiados. No ano passado, obras de todo o país e até de fora do Brasil concorreram, disse. Leia mais clicando em ...

O principal objetivo do Programa Café com Poesia é resgatar e divulgar a Literatura de Cordel, incentivando o gosto pela leitura e a escrita de poemas, principalmente com crianças e jovens, resgatando, divulgando e elevando a cultura de raiz.

Fotos e texto por Hosmá Passos.