quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Lançamentos de livros e Mesa Redonda marcam as comemorações do aniversário de Santana dos Garrotes

A semana da emancipação política do município de Santana dos Garrotes-PB tem início com um evento cultural, composto por lançamentos de livros e mesa redonda.
No domingo (20/12/2015), às 8h, na Escola Felizardo Teotônio Dantas, teremos o lançamento dos livros “A Ciência da Informação: fundamentos epistêmico-discursivos do campo científico e do objeto de estudo” e “A Epistemologia Interdisciplinar: uma introdução à produção colaborativa de conhecimento científico”, ambos de autoria de Edivanio Duarte de Souza (39). 
Filho de Santana dos Garrotes, Edivanio Duarte é doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Suas obras foram lançadas em dois eventos realizados no Nordeste. 
O primeiro lançamento se deu durante o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), realizado no mês de outubro de 2015, na UFPB, em João Pessoa-PB. A outra oportunidade se deu na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada no mês de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió-AL. 
O santanense, no entanto, nos confidenciou: “- Não há nada tão gratificante, para mim, quanto lançar meus primeiros livros na cidade onde nasci; onde ainda hoje boa parte de meus familiares reside e, acima de tudo, porque parte do que produzo cultural e intelectualmente começa a ser gestado nesse lugar”. Reconhecendo as diferentes contribuições à sua formação, o santanense declara: “Não posso esquecer que os primeiros passos foram dados na Escola Felizardo Leite, em Santana dos Garrotes”. 
Na sequência, o evento contará com uma mesa redonda, “Conversando com Pesquisadores”, que terá como fio condutor os relatos de experiências de pesquisadores da terra. Esta contará com a participação de outros santanenses que desenvolvem pesquisas acadêmicas e científicas. 
O debate ocorrerá na Escola Felizardo Teotônio Dantas, em Mesa coordenada pelo Historiador Francisco Chaves Bezerra e mediada pela Professora Maria das Graças Pinto. Para essa matéria, Chico Chaves afirma que, “além da oportunidade única de termos o lançamento de uma obra de um autor filho de Santana dos Garrotes, também é um momento significativo para se estabelecer um diálogo com a juventude, com os professores e com toda sociedade a respeito de escolhas durante a trajetória educacional, os caminhos da pesquisa científica e o empenho na formação profissional”. 

A mesa redonda será composta:

Edivanio Duarte de Souza, Bibliotecário e Doutor em Ciência da Informação;
Francisco Chaves Bezerra, Historiador e Doutorando em Educação;
Adélia Clementino Leite, Pedagoga e Mestre em Educação;
Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, Bibliotecário e Mestrando em Ciência da Educação;
Dayanny Deyse Leite Rodrigues, Historiadora e Mestranda em História;
Maria das Graças Pinto, Pedagoga e Especialista em Educação;
Lenildo Morais dos Santos, Físico e Especialista em Educação.
A organização do evento estende o convite a todos interessados em participar de singular da história local.

Ascom