sábado, 12 de dezembro de 2015

Programa Café com Poesia, 6ª edição, sábado, 12 de dezembro; discorreu sobre a inauguração da Estatua do Cristo Redentor do Bairro Alto Belo Horizonte de Piancó, sábado, 19

A sexta edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 12 de dezembro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, foi feito de forma especial.
Sem convidados, contou com os cinco titulares, os dois poetas, acima citados, Rayssa Araújo Ventura (10 anos), Sabrina Lima (12), e o poeta Jota Leite (Zé Leite), cofundadores do programa. Esteve presente também nos estúdios da rádio, a professora Mascineide Leite de Souza, companheira do poeta da Macambira. O poeta Jota Leite (Zé Leite) declamou e cantou poemas de sua autoria e mandou alôs para amigos e familiares. Rayssa e Sabrina falaram sobre a convidada especial da próxima edição do programa, a poetisa, Márcia Souto. 
Elas também mandaram alôs para seus amigos, familiares e leram poemas do poeta José Nilton Leite. O foco principal do programa foi a inauguração da Estatua do Cristo Redentor do Bairro Alto Belo Horizonte de Piancó, no próximo sábado, dia 19 de dezembro.
A poetisa participará da 7ª edição do Café com Poesia, que irá ao ar na manhã do dia 19 de dezembro, e terá a honra de receber, essa grande amiga da arte e parceira cultural do programa, que é atriz, escritora e apresentadora do "Programa Valores Locais" da Rádio Morada do Sol FM de Patos. Na oportunidade, ela, também, participará da inauguração do Cristo Redentor da Praça do Alto Belo Horizonte depois do programa, e doará 50 livros de sua autoria.
Participarão da inauguração do Cristo; o Grupo Melhor Samba, Coral Piancó em Canto; os poetas repentistas, Zé Limeira de Piancó e Arquiles de Morais. Outras manifestações culturais, também deverão se apresentar no evento. O poeta José Nilton Leite doará shorts (aleatoriamente), troféus e medalhas (através concurso de leitura de poemas) às crianças do Bairro.
O poeta José Nilton Leite (poeta da Macambira) convidou todos piancoenses para irem conferir a promoção de Natal da sua loja, a Doinha Sport, e mais uma vez, lembrou aos ouvintes sobre o prêmio da loja para quem ligar para o programa e acerta qual foi o seu primeiro poema escrito. Umas das dicas divulgadas pelo poeta no programa é que o título do seu primeiro poema está em blogs e no site Folha do Vale.
O poeta e ativista cultural, Hosmá Passos, comentou sobre a importância da parceria com o Blog Palestina Online, Waba Vídeo; Diamante Notícias, Damião Galdino; Site do Tavinho, Otavio Sá Leitão; Site valedopianco.com.br, Esmaildo Pereira. O poeta, agradeceu aos parceiros por corroborarem com a difusão do Programa Café com Poesia.
Também, durante, o programa, o poeta, falou sobre o 5º Concurso de Poesia da Fundação Francisco de Sousa para Itaporanga e o país inteiro. As inscrições até dia 30 de dezembro. As poesias podem ser enviadas à fundação pelos Correios (endereço no regulamento) ou pela internet através do e-mail folhadovali@yahoo.com.br ou deixados diretamente na sede da fundação. Os dez primeiros colocados de cada categoria serão premiados. No ano passado, obras de todo o país e até de fora do Brasil concorreram, disse. Leia mais clicando em ...
Também foi anunciada uma Campanha Solidária que Reginaldo Escoteiro e família estão fazendo em Piancó para obterem recursos financeiros para realizar exame de alta complexidade do seu filho. Colabore com a campanha. Leia mais clicando em ...
O principal objetivo do Programa Café com Poesia é resgatar e divulgar a Literatura de Cordel, incentivando o gosto pela leitura e a escrita de poemas, principalmente com crianças e jovens, resgatando, divulgando e elevando a cultura de raiz.

Foto e texto por Hosmá Passos.