domingo, 6 de dezembro de 2015

Cultura e História preenchem o espaço vazio em Piancó

A cidade de Piancó esteve movimentada durante esta semana, de 03 a 05 de dezembro, onde foi realizado com o apoio de entidades a exemplos do SEBRAE-PB (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a API (Associação Paraibana de Imprensa).

Num primeiro momento realizou-se no auditório da 7ª. Gerência Regional de Saúde do Vale do Piancó,cedido por seu diretor Sérgio Lacerda; o Projeto de Desenvolvimento Econômico do Vale do Piancó, com um Seminário de Desenvolvimento Agropecuário e Planejamento de Ações para o Desenvolvimento do Turismo e da Cultura. Cidades a exemplos de Nova Olinda, Itaporanga, Aguiar e Coremas, além de Piancó, estiveram presente ao evento, que teve na pessoa de Arnaldo Farias Dorso, seu principal palestrante que, ao expor as possibilidades de exploração do Turismo na região, organizou grupos de trabalho para ver e ouvir de todos, propostas inovadoras que possam alavancar a região. Muitos participaram e o vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas representou o Município de Piancó. 
O ativistas cultural e um dos mais preocupados com a questão do Turismo no Vale do Piancó, Salviano Leite, estava presente, Essa primeira parte, aconteceu no dia 03 das 09:00h ao meio-dia. O representante do SEBRAE-PB; Diceu Nazário agradeceu a presença de todos e colocou a entidade a disposição para novos projetos.

TEMPLO DA CULTURA - Já a noite, do mesmo dia 03, foi realizado no Templo da Cultura (antigo Fórum Desembargador Luzi Sílvio Ramalho) outro evento, mais ligado a questão cultural e a conservação do patrimônio histórico e artístico, com a presença de palestrantes do IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). Na Sala de concertos Maestro Antonio Amâncio, apresentou-se alguns grupos locais: Coral Piancó em Canto; Grupo Raízes do Forró; Guetos Dance e Jovens Músicos, com o Maestro Marcelo Milk e os poetas Hosmá Passos e José Nilton. Os representantes do IPHAEP, Márcia Albuquerque (Historiadora), Arthur Medeiros (Arquiteto) e Jeférson Dantas (Arquivologistas), apresentaram slides com imagens, e abordaram o tema Patrimônio, explicando várias etapas, para se chegar a se registrar um patrimônio material, etc.


O representante da Cultura piancoense, Maestro João Leite, falou aos presentes e agradeceu a presença de todos e lamentou que um dos patrimônios de Piancó, onde hoje está funcionando a sede da Câmara Municipal, esteja sendo "delapidado", onde sua estética histórica está sendo coberta com pedras de cerâmica, tirando todo o brilho histórico do imóvel. "Minha infância passei ali naquela rua e vi seu Basto da Luz, ligar o motor que acendias as lâmpadas da cidade, naquele lugar, onde brincávamos sob o óleo do motor", disse João emocionado e lamentando que as pessoas em nome da modernidade, não preservem ou conservem a história da sua terra.

EXPOSIÇÃO SOBRE PRESTES - Já na sexta-feira (04) à noite, com início às 19:00h na sede da Câmara Municipal, foi realizado o evento em homenagem a passagem da Coluna Prestes, em Piancó, PB. A programação inclui exibição de vídeo sobre os 90 Anos da Coluna Prestes no Brasil, e Exposição, de 04 à 11 de dezembro.

Luíz Carlos Prestes (1898 - 1990), foi um dos principais representantes comunistas no Brasil, perseguido e exilado, conhecido como o Cavaleiro da Esperança, também eleito através de concurso televisivo um dos 100 Maiores Brasileiros de todos os tempos. 

Para lembrar e homenagear Prestes, a API, juntamente com a Fundação Maurício Grabois, e a Prefeitura Municipal de Piancó abrem esta Exposição sobre a Coluna Prestes no Brasil, que percorreu 25 000 km., indo do Rio Grande do Sul ao norte do país, tendo na Paraíba importante passagem. Foi em Piancó, onde, segundo historiadores, a Coluna teria sofrido seu primeiro embate. 

Compuseram a Mesa, o presidente da API, João Pinto (natural de Santana dos Garrotes, o vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, João Leite (Maestro e representante da Cultura piancoense), Salviano Leite (Mobilizador Cultural), vereadores José Luiz (Neguinho Marinheiro) e Nenen de Fandinga, Chico Jó, além do historiador Eilzo Matos. Palestraram Chico Jó e Eilzo Matos.


Advindo e o Blog de Piancó/Antonio Cabral. Leia mais no "O Blog de Piancó" ...