sábado, 28 de maio de 2016

PB tem 11 mortes por microcefalia confirmadas, diz Secretaria da Saúde


Outras dez mortes seguem em investigação e três foram descartadas. Paraíba tem 129 casos confirmados de microcefalia desde agosto de 2015.
Autor: Redação do Portal
Um total de 11 mortes por já foram confirmadas como decorrentes da microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita na Paraíba, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (27).
Além destas, outras 10 mortes seguem sendo investigadas e três já foram descartadas como sendo decorrentes da microcefalia. As mortes foram registradas nos municípios de Sapé (2); São José do Sabugi (1); São João do Rio do Peixe (1); Santa Rita (2); Olivedos (1); Juazeirinho (1); João Pessoa (1); Conde (1) e Campina Grande (1). 
O relatório da SES confirma o número de 129 casos confirmados de microcefalia divulgados na quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. O Informe Epidemiológico é referente à semana 20 deste ano, até o dia 21 de maio. A contagem começou em agosto de 2015.
De outubro de 2015 a maior deste ano, foram notificados 881 casos, sendo que 439 já foram descartados - por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia e ou malformações confirmadas por causa não infecciosas ou não se enquadrarem na definição de caso - e 313 seguem em investigação.
O novo boletim confirma 1.434 casos de microcefalia em todo o país. No total, foram notificados 7.623 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 3.257 permanecem em investigação. Outros 2.932 foram descartado.
O Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias com G1