domingo, 9 de março de 2014

Paróquia de Nova Olinda realizou abertura local da Campanha da Fraternidade 2014



A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Nova Olinda ), alto sertão da Paraíba) realizou na manhã deste Domingo (09) a abertura da Campanha da Fraternidade 2014 junto a toda a sua comunidade. A cada ano a Igreja do Brasil por meio da CNBB desenvolve essa atividade, que se dá no tempo quaresmal e sempre traz temas de relevância abrangente e que a Igreja busca refletir e desenvolver um trabalho de evangelização sobre o mesmo. 


 Reunidos no Posto de Combustíveis (próximo ao Cemitério), os fiéis participaram das orações iniciais. Nesse momento o Pe. João Romão (Pároco local) enfatizou o tema da CF 2014 ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ e o lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl. 5,1). O padre realizou a aspersão sobre os fiéis, mais uma forma penitencial que na quaresma é ainda mais praticada. Em seguida o jovem José Filho transmitiu a todos a carta do Sr. Bispo Diocesano de Patos Dom Eraldo Bispo na qual ele conclama todos os fiéis diocesanos à mesma reflexão sobre a CF defendendo os valores do Evangelho em defesa da vida, ela que hoje sofre nas diversas formas do tráfico humano.

 Após isso, todos seguiram em procissão orante até a Igreja Matriz. Em suas palavras neste 1º Domingo da Quaresma, o Pe. João Romão mostrava que em Adão existiu o primeiro pecado da humanidade, quando este buscou ser maior do que Deus. Em relação ao Evangelho (Mt. 4, 1 – 11) que apresentou as tentações diabólicas a Jesus, o padre disse que ali o Filho de Deus era tentado a buscar o poder (transformas as pedras em pães), atentar contra a própria vida (lançar – se da parte mais alta do templo) e dar valor ao mal (adorar ao tentador). Dizia ainda que hoje em dia muitas pessoas vivem a depressão e assim tentar dizimar a própria vida.

 O padre falou sobre a CF 2014 dizendo que a questão do Tráfico Humano é bem evidente: pessoas são levadas ao exterior em promessas de empregos e nada encontram lá, crianças são raptadas, como ele mesmo mostrou que em nossa região a Polícia desarticulou uma tentativa dessa recentemente. Enfim, o padre disse que conforme o lema da CF diz, Cristo nos quer em liberdade.
























PASCOM Paroquial
nsrno.blogspot.com