terça-feira, 11 de março de 2014

Ministério Público visita delegacias do Vale para verificar dificuldades e deficiências. Confira!


O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), do Ministério Público da Paraíba, visita esta semana as delegacias dos quatro principais municípios do Vale (Itaporanga, Conceição, Piancó e Coremas).

O objetivo é identificar os problemas e dificuldades que afetam a Polícia Civil e propor soluções.

As inspeções estão sendo realizadas pelas promotoras Adriana de França Campos e Ana Maria de França.

A primeira visita ocorreu nesta terça-feira, 11, à delegacia de Itaporanga, onde as representantes do Ministério Público estiveram reunidas com o delegado local, Cristiano Santana, e com o seccional Glêberson Fernandes.

Nessa quarta-feira, as promotoras visitam a delegacia de Conceição; na quinta estarão em Coremas; e no dia seguinte em Piancó.

De acordo com a drª Adriana de França, a fiscalização envolve todos os aspectos da atividade policial: estrutura física e pessoal das delegacias e andamento dos inquéritos policiais. Os problemas são relatados e esses relatórios encaminhados aos delegados propondo soluções. “Se os problemas não forem resolvidos com base no diálogo, a gente procura uma solução através de Ação Civil Pública”, comentou a promotora, ao observar que uma das maiores preocupações do NCAP é com os inquéritos inconclusos, que ficam indo e voltando da Justiça sem resultado.

Além de verificar as instalações físicas das delegacias e os procedimentos policiais, as promotoras também costumam ouvir delegados e agentes para aprofundar o conhecimento sobre a situação da policia. 

Fonte: Folha do Vali