sexta-feira, 7 de março de 2014

Cidade do Sertão tem 150 mm de chuvas em 24h; Aesa prevê mais ocorrências na Paraíba. Confira!


Quatro cidades do Sertão da Paraíba registraram índices pluviométricos que vão de 80 a 150 mm, entre quinta (6) e sexta-feira (7). Esses municípios estão na região do semiárido brasileiro e sofrem com os efeitos da estiagem prolongada que vem desde 2013.

Segundo o relatório de medições pluviométricas da Agência Executiva de Gestão das Águas, Manaíra, a 370 km de João Pessoa, registrou 85,8 mm; Princesa Isabel, a 430 km da Capital, teve 80 mm; Teixeira, a 320 km de João Pessoa, teve 100 mm; e São Jose de Princesa, a 460 km da Capital, registrou 150 mm, o maior índice do estado nessas 24 horas.

Outras cidades que ficam no Sertão e alguns municípios do Cariri também registraram chuvas.


Serra Branca, Assunção, Pedra Branca, Quixaba, Cacimba de Areia, Santa Luzia, Soledade, São José do Bonfim, São Mamede, São Sebastião de Umbuzeiro, Tavares e Várzea tiveram índices pluviométricos que vão de 28 a 70 mm, entre quinta e sexta-feira.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, houve um aumento da nebulosidade em boa parte do estado e ainda pode ocorrer mais chuvas nas próximas horas. A Agência informa ainda que as condições meteorológicas estão favoráveis para ocorrências de chuvas do Litoral ao Sertão.

A meteorologista Carmem Becker diz que o boletim de Análise e Previsão do Tempo emitido pela Aesa destaca a possibilidade das precipitações acontecerem com mais intensidade nas regiões que sofrem com a seca. “No decorrer das próximas 24 horas, deverão ser registradas pancadas de chuva, principalmente nas regiões do Alto Sertão e Sertão”, informou Becker.


Os açudes Araçagi e Mari, a cerca de 100 km de João Pessoa, no Brejo do estado, estão transbordando.

O Catolé 1, que abastece a região que inclui Manaíra e São José de Princesa, tem 6,58 milhões de metros cúbicos, o que representa 62,7% da capacidade total e traz um pouco de segurança para o abastecimento daquela área do estado.

Apesar das chuvas, Princesa Isabel ainda enfrenta uma situação difícil, dispondo de apenas 472 mil metros cúbicos, ou seja, 7,3% dos 6,5 milhões de capacidade máxima do açude Jatobá 2, que abastece a cidade.

Teixeira também passa por grave seca com os açudes Bastiana, Riacho das Moças, Sabonete e São Francisco 2 praticamente secos, mesmo com os índices pluviométricos identificados pela Aesa recentemente.

Previsão

Confira a previsão do tempo detalhada para todas as regiões:





Fonte: Portal Correio