sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Vereador Manoel Neto Tem Projeto de lei Aprovado Em Sessão da Câmara Em Santana dos Garrotes




No último dia 16 de setembro, foi aprovado na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, projeto de Lei de Autoria do Vereador Manoel Teotônio (PSB), que institui no calendário municipal, a campanha Setembro Amarelo, com objetivo de combater a pratica de suicídio.

Durante todo mês de setembro o município viverá no clima do Setembro Amarelo, no que será feito vários eventos discutindo a questão da pratica do suicido, como palestras, caminhadas e outras atividades.
Segundo o parlamentar, faz necessário existência de um mês voltado para o tema do suicídio, visto vários casos acorrido nos últimos anos no Brasil em geral.
 O mesmo destaca números estatísticos que compravam o crescimento dos casos de suicídios ao longo dos anos, como mostra os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) em conjunto com dados do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) do Ministério da Saúde, relata que de 1980 a 2014 houve um crescimento de 27,2% na taxa de suicídios , entre as faixa etária de 15 a 29 anos. E o município de Santana dos Garrotes não fica de fora dessas estatísticas, o vereador destacou o trabalho da Psicóloga e pesquisadora da prevenção do comportamento suicida no Vale do Piancó Dra Débora Priscila, relata que durante os anos 2009 a 2015, foram três óbitos, todos do sexo masculino, a faixa etária das vitimas foram de 20 a 49 anos, sendo dois por enforcamento e um por intoxicação com pesticida. Havendo perspectiva de ocorrência de mais casos que não foram informados ao Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, o que caracteriza subnotificação de caso no município.
Na ocasião agradeceu aos colegas vereadores pela votação unânime, assim como colaboração das profissionais de Saúde que ajudaram com fontes para elaboração Dra Emmanuela Nunes(enfermeira especializada na saúde da família) e Dra Debora Priscila(psicóloga e pesquisadora da prevenção do comportamento suicida no Vale do Piancó).
O projeto vai agora para sanção do Prefeito de Santana dos Garratos. 

Assesoria do Vereado / Palestina Online