segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Um livro para ler: “Transpirando Reminiscência” do poeta Solon Bastos Cavalcante

O livro Transpirando Reminiscência do poeta popular e ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Solon Bastos Cavalcante é uma Coletânea de Cordéis que reúne cinco folhetos. A obra é o retrato da história de Santana dos Garrotes, testemunho de vida de um poeta simples que não precisou ser doutor para crescer e servir a cidade que lhe recebeu de braços abertos e que lhe deu também o título de poeta e bem feitor dos destinos de muitos que ainda hoje habitam essa terra.
No folheto I - “Menção ao Folclore Brasileiro”, o poeta valoriza a memória dos ícones da poesia.  No folheto II – “A história da frente de emergência de Piancó à Princesa - seca de 1958”, o autor, que era fiscal na época, usou de seus conhecimentos para falar da realidade nua e crua de um tempo de coronéis.
Já, no folheto III – “Santana dos Garrotes - da emancipação até os dias atuais”, que contou com o auxilio do poeta José Araújo Sobrinho, médico residente em Campina Grande, busca registrar lembranças de Santana desde quando era vila de Piancó, até os dias atuais, como também referenciar ícones da terra.
 O folheto IV – “Transpirando Reminiscência” que levou o poeta a escolher como o título da obra, transcreve toda a emoção de um sentimento verdadeiro da alma de um poeta por sua musa inspiradora.
No folheto V – “Mote: Magna Diniz é o farol da minha inspiração”, com o qual, o poeta completa o seu trabalho foi o escrito em Piancó no ano de 1962, em parceria com o Dr. Francisco Teotônio de Sousa, que além de Advogado foi Delegado Regional do Trabalho e um dos nomes mais importantes na história da emancipação política da cidade de Pedra Branca.
Vale à pena ler esta maravilhosa obra que traz acima de tudo um pouco da história de Santana dos Garrotes e de seus ícones.

Por Hosmá Passos.
Palestina online.