segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Documentário sobre Radegundis Feitosa é premiado em Festival de Cinema

Documentário sobre Radegundis Feitosa é premiado em Festival de CinemaPara Chico Lopes, a premiação do documentário sobre Radegundis é “um reconhecimento do trabalho cultural desenvolvido na cidade de Itaporanga pelo ICRAFEN e seus parceiros”.

Por Júnior Viriato 27/08/2017 - 21:04 hs

(Adriana, Laércio e Chico Lopes)
(Adriana, Laércio e Chico Lopes)

O curta-metragem Andante, Allegro e Vivace , que conta um pouco da história do itaporanguense Radegundis Feitosa Nunes, foi o documentário vencedor da Mostra Feminina Soia Lira do I Festival Cine Açude Grande.
O documentário foi idealizado pelos integrantes do projeto “Plantando Cinema na Pedra Bonita”, realizado pelo Instituto Cultural Radegundis Feitosa Nunes – ICRAFEN em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC. A produção do filme foi totalmente realizada em Itaporanga e dirigido por Anderlúcia Caldas, com o apoio dos integrantes do projeto.
A premiação foi entregue neste sábado, 26/08, na cidade de Cajazeiras, durante a realização do Festival. Representando o projeto “Plantando Cinema na Pedra Bonita” e o ICRAFEN estiveram presentes no evento os agentes culturais Laércio Filho, Adriana Caldas e o ex-deputado Chico Lopes.
Para Chico Lopes, a premiação do documentário sobre Radegundis é “um reconhecimento do trabalho cultural desenvolvido na cidade de Itaporanga pelo ICRAFEN e seus parceiros”.
(Presidente do ICRAFEN, Chico Lopes)
(Presidente do ICRAFEN, Chico Lopes)
Segundo Adriana Caldas, o prêmio recebido no Cine Açude Grande é o resultado de muito trabalho e dedicação de uma equipe comprometida com o filme. “A diretora Anderlúcia Caldas conseguiu unir a equipe numa só visão e mostrar a história de Radegundis como cidadão comprometido e honrado que ele foi. Isso foi o resultado de pesquisas minuciosas”, ressaltou Adriana, que é irmã da diretora do documentário.
(Adriana Caldas, representante do Projeto Plantando Cinema na Pedra Bonita)
(Adriana Caldas, representante do Projeto Plantando Cinema na Pedra Bonita)


O Cine Açude Grande
O Cine Açude Grande – Festival de Cinema de Cajazeiras – tem como proposta viabilizar a exibição de obras audiovisuais que, dadas as características do mercado, são de difícil acesso ao grande público.
O valor social do Festival se dá, principalmente, a partir de duas esferas: o caráter educativo, promovido por suas atividades paralelas (no qual se busca a formação continuada dos interessados através de oficinas, workshops e debates) e a democratização do acesso à cultura através da gratuidade de todas as ações promovidas pelo evento.
Portal Pedra Bonita