sexta-feira, 8 de julho de 2016

Missão técnica do governo peruano vem ao Estado para conhecer Projeto Algodão Paraíba


Visita traz comitiva de 18 técnicos e integra o Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral executado pelo governo brasileiro
Autor: Redação do Portal
Paraíba se destaca no cultivo do algodãoO Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), recebe nesta sexta-feira (8) uma missão técnica do Governo do Peru que vem conhecer o Projeto Algodão Paraíba.
A missão, que trabalha com a cadeia produtiva do algodão, é composta por 18 técnicos e será recepcionada pelo presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, às 8h30, no auditório da sede administrativa da Emater-GU, na estrada de Cabedelo.
Nivaldo fará a apresentação institucional da GU e, em seguida, o diretor técnico Vlaminck Saraiva apresentará o Projeto Algodão Paraíba, destacando a experiência da empresa de extensão rural na assistência aos produtores na produção de algodão orgânico.
Conforme a programação, na parte da tarde, com acompanhamento de técnicos da Emater, haverá uma visita a Norfil- Indústria Têxtil. No sábado (9), a equipe conhecerá lojas comerciais e artesanato com algodão colorido, e na segunda-feira (11), visitará a Embrapa Algodão, em Campina Grande, indo em seguida conhecer os campos de produção no polo agreste, compreendendo os municípios de Gurinhém, Itabaiana e Salgado do São Felix, oportunidade que conhecerá a metodologia de cultivo utilizada e a troca de experiência com os produtores de algodão.
Durante sua permanência na Paraíba, até a próxima quinta-feira (14), a comissão conhecerá a Cooperativa de Produção Teceu e Afins do Estado da Paraíba (Coopnatural), em Campina Grande, e depois o Assentamento Margarida Maria Alves, no município de Juarez Távora.
A visita técnica integra o Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral executado pelo governo brasileiro, representado pela ABC/Ministério das Relações Exteriores, pela Fao e países do Mercosul, associados e Haiti e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), por meio da Emater Paraíba.
Paralelamente à visita à Paraíba, por meio da Emater GU, foi assinado convênio de cooperação técnica com a Bolívia e Colômbia para ajudar no planejamento e construção de uma política pública voltada à produção de algodão agroecológico com produtores destes países.
Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias