segunda-feira, 27 de abril de 2015

Piancó recebe o Seminário de Desenvolvimento Territorial do Vale do Piancó, promovido pelo SEBRAE

Realizado hoje (27/04) pelo SEBRAE, na Câmara Municipal de Piancó, o Seminário de Desenvolvimento Territorial do Vale do Piancó, traçando estratégias de promoção do desenvolvimento econômico local e territorial. Com a presença de empreendedores, empresários, agricultores, artistas, presidentes de comunidades, vereadores e sociedade civil, todos atentos a receber informações sobre inovação e empreendedorismo. Importante destacar que estava exposta a produção de bordadeiras, artesãos e culinaristas ao público.
O vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas representava o prefeito Sales Lima, que se encontra em audiência com o Secretário Estadual de Interiorização, na luta de promover Piancó no cenário estadual de desenvolvimento. Os Seminários tiveram início na quinta-feira passada (23), na cidade de Olho D’Água, e vão acontecer até o dia 8 de maio. As 19 cidades que compõem o Vale receberão as mobilizações, cuja ideia é formar uma rede de cooperação que ajude a realizar eventos ou ações de impacto social, ambiental e econômicas. A realização do evento é de responsabilidade do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) do Vale do Piancó, da agência do Sebrae em Itaporanga.
 
O seminário foi aberto pela gerente local do SEBRAE, Anna Estefânia Rodrigues, que fala da proposta que o SEBRAE de promover o desenvolvimento, com a ajuda de todos os setores públicos, conhecer as potencialidades de cada cidade, fazer um mapeamento e com a união de todos os envolvidos, fazer chegar o desenvolvimento. A seguir, o vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas agradeceu a presença do SEBRAE e reafirmou o empenho e o interesse do prefeito Sales Lima no desenvolvimento principalmente da microempresa, que teve a lei sancionada por ele e que muito em breve o empreendedor e o microempresário terão um espaço, a Casa do Empreendedor, que funcionará na Casa da Cidadania, faltando apenas o mobiliário final para sua abertura.

O consultor do SEBRAE, Arnaldo Júnior, falou para os presentes da importância do compartilhamento de informações, para que assim os desejos da sociedade sejam externados e postos em ação através da potencialidade em cada área respectiva, porque é desejo comum do poder público e dos cidadãos mais oportunidades, emprego, saúde, mobilidade, infraestrutura, em suma, mais qualidade de vida. Exibiu alguns slides mostrando cidades como Gramado, no Rio Grande do Sul e Maringá, no Paraná, como exemplo de cidades que descobriram que suas potencialidades, como turismo, história, cultura, produtos artesanais, culinária entre outras coisas que conseguiram alavancar a economia dessas cidades, e que isso é possível por aqui também. Enfatizou que o SEBRAE possui diversas soluções para ajudar o empresário a cuidar do seu negócio, uma empresa comum ou um negócio social. São cursos, capacitações, consultorias, informações técnicas, e finalizou agradecendo a presença de todos e mais uma vez afirmou a disponibilidade em firmar parcerias sempre com o objetivo do desenvolvimento por onde o SEBRAE passar.



Fonte: http://www.pianco.pb.gov.br/