sábado, 4 de abril de 2015

Ossos do ofício: Viatura do Samu 'atola', mas equipe segue em viatura da PM e consegue salvar uma vida...


Uma verdadeira demonstração de compromisso com a função que exerce aconteceu com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da cidade de Conceição (PB), na noite desta sexta-feira (3), durante uma ocorrência de salvamento de vida, a um moto-taxista, identificado pelo nome de Damião Sebastião da Silva, 32 anos, natural de Bonito de Santa Fé (PB), que foi vítima de um espancamento.

O fato ocorreu no sítio Tabuleiro, no município de Diamante, que fica localizada na divisa com o município de Conceição, nas proximidades do distrito do vidéu.

(Momento da ação - vídeo abaixo)

Durante o deslocamento para o local, as viaturas do Samu e da Polícia Militar seguiam por uma estrada vicinal, quando a ambulância atolou em cima da parede de um açude, que estava alagada e não conseguiu passar.


Vídeo abaixo:
Voltar ou tentar sair do atoleiro?
Entre as duas alternativas, que poderia custar a vida da vítima, por uma questão de tempo de atraso, eis que surgiu a terceira: a equipe do Samu seguiu em cima da viatura policial, levando consigo uma maca e o tubo de oxigênio, além do material necessário para os primeiros socorros.

Depois do procedimento de socorro, a vítima foi colocada em cima da viatura e transladada até a ambulância, que se encontrava em cima da parede do açude. O condutor retornou e conduziu a vítima para o hospital da cidade de Bonito de Santa Fé, para depois ser encaminhada para o hospital Regional de Cajazeiras.
A equipe do Samu era composta pelo Enfermeiro Alyson Franklin, pela Técnica de Enfermagem Paula e pelo Condutor Sebastião.

Além da bravura da equipe socorrista, fica também o ato de solidariedade da equipe da Polícia Militar, que deu apoio a instituição. A atitude fez com que a equipe do Samu chegasse a tempo de salvar a vítima e a conduzisse para uma unidade de saúde mais próxima.

Veja a matéria da ocorrência:



Por Gilberto Ângelo e Arliston Jerônimo