A Casa do Estudante da Paraíba-CEP, localizada na Rua da Areia, 567, Centro Histórico, João Pessoa-PB é um endereço bem conhecido pelos paraibanos de todas as mesorregiões do estado, especialmente pelos jovens do sertão que se dispusera a deixar suas famílias à procura de melhores condições de vida na capital/João Pessoa, por meio dos estudos. Em 2017, a CEP completara 80 anos de sua criação (criada no governo Argemiro de Figueiredo).
Em 12 de dezembro deste mesmo ano, o historiador filho de Santana dos Garrotes, Francisco Chaves Bezerra defendera sua tese de doutorado em educação, obtendo o sonhado título de doutor, discorrendo a respeito das experiências de aprendizagem na Casa. Na próxima sexta feira, 06 de agosto de 2021, às 17h, ocorrerá a Live de lançamento do seu livro A Casa do Estudante da Paraíba (1963-1980): uma instituição promotora de educação informal, na pagina do Instagran do autor @prof.franciscochaves, pela Editora Appris. Este resultado da mencionada tese.
No livro, algumas questões apresentadas importantes sobre a Casa do Estudante e a própria história da educação da Paraíba merecem uma leitura crítica e atenta, quais sejam: uma história narrada do interior para o litoral, invertendo o modelo dominante (do litoral para o interior); as experiências educacionais, culturais e cotidianas vivenciadas em suas cidades no interior; a chegada na capital, deparando-se com o desconhecido que assusta e atrai simultaneamente; a adoção de novas posturas dentro da Casa, adequando-se com as práticas controladora da instituição e, por fim, como se ensina e aprende naquele espaço de convivências, conflitos, conciliações e relações de moradia.
Vale
a pena conferir o lançamento da obra e boa leitura!!!
FONTE: Historiador prof. Francisco Chaves Bezerra