sexta-feira, 27 de junho de 2014

Excluídos do São Pedro deste ano, artistas de Itaporanga se ressentem e desabafam



Prata da casa ficou fora da festa mais popular da cidade


Por Redação da Folha – Itaporanga é conhecida como terra da música e faz jus ao título, revelando talentos para muitos gêneros musicais: hoje a cidade tem várias bandas, cantores e forrozeiros, mas a prata da casa não é valorizada pelo poder público e se torna excluída das grandes festas populares do município.

O exemplo é o São Pedro deste ano, quando os artistas locais, apesar de talentosos, ficaram fora da maior festa popular do município, uma frustração para todos, que desejam mostrar seu trabalho musical em um grande palco e receber um cachê justo, o que seria importante para a carreira e o sustento destes artistas.

“Essa desvalorização dos músicos da terra não é de agora, na gestão passada eu também não toquei nenhum ano, e os artistas de fora que eles contratam a peso de ouro não tem nenhum vinculo cultural com a terra, vêm aqui só pra levar nosso dinheiro”, comentou dono de um grupo musical, ao acrescentar que “este ano fui duas vezes à Prefeitura porque havia a promessa de um contrato, mas nada foi resolvido, e não voltei mais lá porque não quero passar por humilhação”.

“A prefeitura garantiu o ano passado que iria contratar a gente este ano, mas não foi o que aconteceu”, lamentou outro músico local. “O artista da terra é muito discriminado, não tem reconhecimento, mas só pode valorizar a boa cultura quem tem cultura”, desabafou um forrozeiro.

Itaporanga tem vários cantores e grupos musicais, entre eles Chamego Bom, Marcos & Antony, Fabinho do Acordeon, Alonso Feitosa, Pagodão Sensuaart, Garotos de Luxo, Maçã com Mel, Forró Genial, Petrônio Silva e Saco de Estopa. Nenhum deles está na festa.