segunda-feira, 23 de junho de 2014

Articulações políticas devem movimentar semana decisiva para os partidos paraibanos

Daqui a exatamente uma semana, ou seja, no dia 30, será encerrado o prazo para homologação das candidaturas e das alianças que deverão indicar os nomes que concorrerão às vagas disponíveis para o Palácio da Redenção, Senado Federal, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Se compararmos o jogo político a uma partida de futebol, os próximos dias irão ser decisivos para o acerto do “esquema tático” dos partidos com vistas às eleições de outubro.

Esta semana promete muitas alterações, com jogadores, ou melhor, pré-candidatos sendo substituídos até os quarenta e cinco do segundo tempo – trocadilho sugestivo para a época de copa no Brasil – e com treinadores, ou seja, lideranças deixando de apoiar a própria agremiação para “torcer” por outros times (partidos).

O certo é que até o momento, apenas dois titilares, ou melhor, candidatos foram ratificados por seus partidos como legítimos pretendentes ao Palácio da Redenção: Antônio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL). Outros quatro nomes também são anunciados pelos partidos como “os principais atacantes” na disputa majoritária para o governo do estado: Ricardo Coutinho (PSB), Cássio Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Major Fábio (PROS). No entanto, esses nomes só deverão ser confirmados nos dias 29 e 30. Últimas datas para convenções dos partidos.

Afora PSTU e PSOL, quase a totalidade das agremiações ainda oferecem posições no seu esquema tático. O PSB, do governador e pré-candidato a reeleição Ricardo Coutinho, está reservando a vaga de vice-governador na chapa majoritária para seduzir partidários de uma grande legenda. O PSDB, do senador e pré-candidato ao governo do estado Cássio Cunha Lima, oferece a vaga da coligação para a disputa ao senado. O PMDB, do pré-candidato ao Palácio da Redenção e ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo, está em busca de apoio partidário para preencher as vagas de vice-governador e demais vagas proporcionais nas eleições deste ano.

Como visto, esta semana promete várias jogadas dos partidos. Resta agora, esperar, e conferir, qual partido seduzirá os melhores candidatos rumo à conquista eleitoral.

Confira as datas e locais das principais convenções partidárias:

O PSDB fará a convenção no dia 29, no ginásio do Colégio Pio X, em João Pessoa.

O PMDB também escolheu o dia 29 para realizar sua convenção. O PT fará a convenção no mesmo dia.

O PSB deixou para realizar a convenção no último dia permitido pela Justiça Eleitoral, 30. O evento deverá acontecer no Forrock, na estrada de Cabedelo.

A mesma data foi escolhida pelo PROS, PTB, PP, PTC, PV, PPS, PTdoB, PCdoB, PRB, PRTB, PDT, PR, PTN, PSL, SDD e PSD.

O PEN, comandado na Paraíba pelo presidente da Assembleia Ricardo Marcelo, realizará sua convenção no dia 27.

O PCB, DEM, PMN, PSC, PSDC e PCO ainda não definiram as datas em que realizarão as convenções partidárias.

Os partidos têm até cinco de julho para apresentarem no TSE, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República. O prazo também vale para a apresentação, aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Fonte: Blog do Gordinho