terça-feira, 24 de junho de 2014

Alunos no conforto: Aguiar tem a 1ª escola municipal da região totalmente climatizada

Por Redação da Folha – A ação parece simples, mas o impacto positivo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem é notório.
As salas de aula, biblioteca e secretaria da escola municipal Lídia Cabral ganharam ar-condicionados.
O educandário foi totalmente climatizado: conforto para professores e alunos, que passaram a se concentrar melhor nas aulas sem o incômodo do calor, que é característico de nossa região.

A escola atende a quase 300 alunos do ensino fundamental e tem uma turma concluinte do curso Normal. A climatização ocorreu há menos de um mês e os efeitos positivos já estão sendo sentidos dentro da escola: a indisciplina e o barulho se acabaram porque o calor excessivo interferia negativamente no comportamento do aluno, causando estresse e fadiga.

“Eu chegava na escola e encontrava os alunos se queixando do calor e fazendo muito barulho, então resolvemos climatizar as salas e hoje o ambiente da escola é outro completamente diferente”, comentou o prefeito Tintin. Segundo ainda ele, os investimentos na escola foram feitos com recursos próprios. Para receberem os ar-condicionados, as salas foram devidamente forradas e melhor iluminadas.

Uma outra melhoria feita pela Prefeitura na escola Lídia Cabral foi substituição de quadros comuns por lousas de vidro, pondo fim ao pó de giz que tanto incomodava os professores. Também foram instaladas câmeras de monitoramento nas salas de aula para a direção e coordenação pedagógica do educandário acompanharem, em tempo real, a atividade e o comportamento do alunado.

A escola é a primeira municipal da região totalmente climatizada. Além dos investimentos no Lídia Cabral, a Prefeitura está concluindo a construção de uma escola na comunidade Riacho Verde: o estabelecimento de ensino vai atender a cerca de 300 alunos rurais. Fotos: escola com todas as suas salas climatizadas.

Advindo: Folha do vale