domingo, 15 de junho de 2014

A espera acabou. Após quatro anos, Museu Pelé será inaugurado neste domingo

Após quatro anos, a espera acabou. O Museu Pelé, enfim, abre suas portas. A expectativa é de que com a inauguração do espaço, Santos entre, definitivamente, no roteiro turístico internacional. A cerimônia de inauguração ocorre neste domingo. Porém, o público em geral só poderá visitar o local a partir das 13 horas de segunda-feira.


O valor do ingresso será de R$ 18,00. Há isenção para crianças de até 5 anos e meia-entrada de 6 a 12 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos.

Na terça-feira, o funcionamento normal do novo ponto turístico da Cidade será das 10h às 18 horas.

A cerimônia de abertura, marcada para começar às 10 horas, terá, entre outros convidados, a presença do Rei do Futebol, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Já a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) ainda é uma dúvida.

Museu

Nos mais de 4 mil metros quadrados do casarão que abrigará o museu, serão expostos 2.545 objetos no acervo, sendo 110 na mostra permanente. Um dos itens mais significativos não é de ouro e nem mesmo foi entregue por uma autoridade. Mas é a peça que melhor representa a trajetória do menino humilde que se tornou uma das figuras mais conhecidas do mundo.

Feita de madeira e com mais de 60 anos de história, a caixa de engraxate utilizada pelo menino Edson Arantes do Nascimento para ganhar os primeiros trocados em Bauru (SP) pode ser considerada o marco zero do conjunto.

Das relíquias da infância do Rei também faz parte o rádio em que ouvia os jogos de futebol ao lado de seu pai, o ex-jogador Dondinho. Diante do aparelho, aos 10 anos, Pelé prometeu que um dia conquistaria a Copa do Mundo para seu pai, que chorava por conta da derrota do Brasil na final do Mundial de 1950.

Pelé não só cumpriria a promessa oito anos mais tarde, como repetiria a dose outras duas vezes em 1962 e 1970. Nada mais justo que uma réplica da taça Jules Rimet, oferecida pelo governo do México, seja um dos destaques do acervo.

Da Rainha para o Rei

A reunião de itens do museu, além de uma infinidade de troféus, bolas, camisas, vídeos de jogos (alguns inéditos), narrações esportivas e documentos pessoais, traz objetos singulares, como a condecoração For God and the Empire, concedida pela rainha Elizabeth II em 1997. Como Pelé não é cidadão britânico, não pode usar o título de Sir, somente o de Cavaleiro Honorário.

Como todo rei que se preze há também coroas no acervo, como a que foi entregue pelo Governo de Minas Gerais, no Estádio do Mineirão, em 1969. A peça, em ouro e pedra de ônix, havia pertencido ao Ministro Antônio Ferreira Viana, um dos redatores da Lei Áurea, e foi confeccionada pelos mesmos ourives da coroa do imperador D. Pedro II.

Fonte: http://www.atribuna.com.br