quarta-feira, 11 de junho de 2014

Diário Oficial traz autorização do MEC para abertura do curso de Medicina das FIP, em Patos. Confira!

Depois de tramitar nas mais diversas instâncias, o Ministério de Educação (MEC) publicou na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União a Portaria Nº 359/2014, que autoriza a implantação do curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos.
O bacharelado era um dos mais esperados pela Instituição, que não mediu esforços para cumprir todas as normas estabelecidas para aprovação.

O diretor das FIP, João Leuson Palmeira, comemorou a conquista. "Hoje Patos está em festa. Estamos celebrando o curso de Medicina, que já é uma realidade. Nós ganhamos um presente importante para a nossa região. Depois de muito trabalho a portaria foi publicada, iniciando um novo tempo", pontuou.

Entre os motivos da comemoração está o fato do bacharelado ter sido autorizado no momento em que a Fundação Francisco Mascarenhas, mantenedora das FIP, completa 50 anos de serviços prestados à educação paraibana.

A chegada da nova graduação é fruto do empenho da Instituição e de aliados que se dedicaram à causa. “Quero parabenizar todos que fizeram parte desta luta, o corpo docente, a equipe técnica das FIP, enfim, aquelas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram conosco”, agradeceu João Leuson.

O diretor destacou ainda o apoio que recebeu do senador Vital do Rego Filho e do deputado federal, Hugo Motta, além das parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura Municipal de Patos. “É uma luta não só das FIP e da cidade de Patos, mas de toda a região. Hoje, eles também fazem parte desta história”, reconheceu.

A proposta de implantação do curso de Medicina foi encaminhada ao MEC no segundo semestre de 2012. Enquanto aguardava os trâmites burocráticos, as FIP investiram na modernização de laboratórios, aquisição de equipamentos, acessibilidade e formação de um corpo docente qualificado. O maior investimento está na construção da Policlínica, um espaço voltado a atividades práticas. Orçada em 5 milhões de reais, a obra está sendo erguida com recursos próprios, sendo mais um equipamento de saúde para atender à sociedade.

O projeto pedagógico do curso foi elaborado de forma consistente e inovadora. “O curso trabalhará com metodologias ativas de aprendizagem e de avaliação, com equipamentos de última geração, criando um ambiente estruturado para o aluno. As FIP estão dando a esse aluno de medicina todas as condições para ele sair com um ótimo perfil, em contato com a realidade regional”, explicou Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia, coordenadora do curso.

Nos próximos dias será publicado o edital do Vestibular para a seleção dos candidatos que farão parte da turma pioneira. “A Instituição já havia entrado em contato com a Comprov, responsável pelos vestibulares da UFCG. Nós já elaboramos o edital que passou pela avaliação da banca. Como a autorização do curso foi feita ainda no ano de 2014, poderemos ofertar as 60 vagas”, adiantou Alana Candeia de Melo, coordenadora acadêmica das FIP. A previsão é que as inscrições do Vestibular iniciem já na próxima semana, com prova marcada para o dia 27 de julho.

Fonte: Assessoria/DiamanteOnline