segunda-feira, 2 de março de 2015

Técnicos e agricultores discutem manejo sustentável da Caatinga...

Paulo de Araújo/MMA
Consciência ecológica: presente no sertão
Em debate, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar - Começou nesta segunda-feira (02/03) a vai até a próxima quarta-feira o debate “Inserção do Manejo Florestal Sustentável da Caatinga na Agricultura Familiar”. O evento acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, Paraíba, e reúne 70 participantes para discutir o manejo florestal sustentável no bioma e propor políticas públicas para tratar do tema sob a perspectiva da agricultura familiar.
Representantes dos órgãos estaduais de assistência técnica, de organizações não governamentais integrantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e agricultores ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetra) estão entre os participantes do evento.

USO MÚLTIPLO

Segundo o analista ambiental do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) Alencar Garlet, a Caatinga possui cerca de 50% da cobertura vegetal conservada e muito desta conservação se deve ao uso múltiplo que a população do Semiárido tradicionalmente faz dos recursos florestais do bioma. “O sertanejo vive da Caatinga”, disse. “Usos como extração de lenha e criação extensiva de gado fazem parte do cotidiano do semiárido.”

O evento é uma iniciativa conjunta do SFB, do Insa, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e da organização não governamental Associação de Plantas do Nordeste (APNE) e com apoio do Projeto de Consolidação do Programa Nacional de Florestas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Do: SFB – Editor: Marco Moreira

Assessoria de Comunicação do SFB - (61)2028-7130/ 7155/http://www.mma.gov.br/