quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vítima de acidente, itaporanguense de 26 anos está acamado e precisando de tudo



Fundação apela por ajuda. Além de alimento, fralda e medicamento, ele também necessita de assistência médica domiciliar e fisioterapia


Por Redação da Folha – Sobre uma cama no quarto de uma casa de taipa no sítio Cravoeiro, município de Itaporanga, o jovem Cícero Apolinário de Sousa, de 26 anos, tenta sobreviver às graves lesões sofridas durante um acidente de moto ocorrido no dia 20 de julho passado. Mas tão grave quanto os traumas físicos sofridos por ele é a falta de condições financeiras da família de nutrir e tratar o enfermo conforme a recomendação médica.
Pobre e sem assistência do poder público, a família vive momentos difíceis para adquirir os alimentos recomendados, fraldas e medicamento. O enfermo também precisa de assistência médica domiciliar e fisioterapia, mas, conforme o pai do jovem, o médico do PSF da comunidade e a fisioterapeuta apareceram apenas uma vez nesses 15 dias que o jovem esta em casa.

Cícero passou 54 dias no hospital de trauma de Campina Grande e foi mandado para casa, onde deveria sequenciar o tratamento, mas a falta de condições da família e de apoio do serviço social e de saúde do município põem em risco a vida do jovem. “Até agora quem nos ajudou foi gente pobre como a gente mesmo, mas procurei a Prefeitura e prometeram que vão me ajudar, mas não sei quando”, comentou o agricultor Pedro Dias de Sousa, pai do rapaz, ao relatar que tem feito de tudo para não faltar nada para o filho, mas as dificuldades são muitas e se agravam a cada dia.

Alimentando-se por uma sonda, sem fala e movimento, o jovem precisa de uma assistência médica e fisioterápica urgentes, como urgente também é a necessidade por alimento, fralda e medicamento. A fundação humanitária José Francisco de Sousa visitou o jovem na tarde desta terça-feira, 7, e está realizando uma campanha para arrecadar donativos para o rapaz.

Ele precisa de leite ninho, aveia, maizena, peito de frango, verduras, fralda e uma pomada chamada Verhagel para aplicar nos curativos. Cícero também necessita de uma cirurgia para corrigir um problema causado pelo uso prolongado da sonda, e para isso também dependerá do poder público. Quem poder colaborar doando qualquer um dos ites citados pode ligar para o telefone da fundação 9929-1045 ou o 9994-2794.
Foto: jovem em situação difícil.