sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Padre afirma que Prefeitura de Itaporanga quer acabar com dois feriados religiosos no município


Nessa quarta-feira (30), o padre Rodolfo de Caldas Cavalcante, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Itaporanga, publicou uma nota criticando a Prefeitura Municipal por estar tentando acabar com dois feriados importantes no município.
 
De acordo com o padre, foi encaminhado para a Câmara Municipal um projeto de lei que cancela os feriados da Quinta-feira Santa e de Corpus Christi, dois dias santos do Calendário Católico. Ele afirma que a prefeitura estaria tentando substituí-los por dois feriados civis: o dos Festejos Populares de São Pedro  e o da Morte de  Padre Zé, que também já são feriados.

''A Igreja, que em casos de feriados religiosos, é a Instituição diretamente interessada, não foi consultada pela Prefeitura em nenhum momento. Nós nos sentimos desrespeitados”, diz trecho da nota do pároco. 

Confira a nota: 

NOTA – APELO PÚBLICO

Estimados irmãos,

A PREFEITURA DE ITAPORANGA encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que cancela os feriados da QUINTA-FEIRA SANTA e de CORPUS CHRISTI, dois dias santos do Calendário Católico. No lugar deles, e tentando justificar a proposta, a Prefeitura pretende substituí-los por dois feriados civis: o dos FESTEJOS POPULARES DE SÃO PEDRO e o da MORTE DE PADRE ZÉ, que também já são feriados. 

A Igreja, que em casos de feriados religiosos, é a Instituição diretamente interessada, não foi consultada pela Prefeitura em nenhum momento. Sentimo-nos desrespeitados. Nós católicos não podemos concordar com essa ideia e devemos manifestar nossa reprovação a atos dessa natureza. 

Nossa Paróquia tem muitos serviços prestados a esta cidade e contribuiu decisivamente para a edificação da sociedade de Itaporanga e, por ser quem é, e por quem representa, merece mais respeito e atenção por parte do Poder Constituído. Por isso, como Pároco e Pastor Paroquial, faço um veemente apelo ao Prefeito DIVALDO DANTAS para retirar esse projeto de lei, pedindo-o de volta ao Poder Legislativo. Na mesma condição de Pároco e Pastor Paroquial, também apelo aos nossos Vereadores para que rejeitem essa propositura, pois ela afronta ao sentimento do povo católico de nossa cidade. 

Por fim, convoco todo o povo católico de nossa Paróquia a acompanhar com atenção a tramitação desse projeto de lei, manifestando ao Prefeito Municipal e a cada Vereador a sua desaprovação a essa matéria.

Uma AUDIÊNCIA PÚBLICA será marcada, a pedido do Vereador JOÃO GUIMARÃES, para a qual seremos convidados a expressar nossa opinião. Convoco todo o povo a comparecer a esse ato, cuja data será brevemente divulgada.

Que Maria Santíssima, nossa Padroeira e Rainha, rogue a Deus por nós e nos conduza nesses dias de tanta turbulência.
Com estima,

Padre Rodolfo De Caldas Cavalcante
Pároco