quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Açude Queimadas, em Santana dos Garrotes recebe volume de água pela primeira vez em esse ano

O açude Queimadas, maior açude do município e principal reservatório a abastecer a cidade de Santana dos Garrotes, recebeu um leve ganho no volume de água com as chuvas de desse ano. Segundo informações de funcionários da Cagepa local, Chico de Eduardo e Toninho da Cagepa, o volume de água no açude Queimadas subiu 10mm, segundo a Cagepa local.



A última atualização, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), foi nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro. O reservatório atualmente estar com 4.865.119m³ e volume total de 31,14m³, e tem uma capacidade máxima de 15.625.338m³. Atualmente está com volume total de 31,14m³.


Na noite do último domingo, 03, choveu em todo o município e na maioria das cidades do Vale do Piancó. Em Santana dos Garrotes choveu 28mm e 48mm na região do açude Queimadas, de acordo com pluviômetro da Cagepa.


Segundo informações de moradores, no distrito Pitombeira de Dentro, 13 km de Santana dos Garrotes a chuva foi de 58mm, dados de pluviômetro instalado no centro.


Apesar das chuvas bastantes abaixo da média no sertão da Paraíba neste mês de fevereiro, o açude vai precisar de mais tempo e mais precipitação para receber um aporte significativo.


De acordo com Chico de Eduardo, funcionário da Cagepa, já choveu esse ano em Santana dos Garrotes, 103,2 mm.


Os agricultores estão otimistas de que esse ano será um inverno regular.

Por Ary Ramalho
Fotos: Toninho da Cagepa