segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VALE: População diamantense interdita PB-361 na manhã desta segunda-feira, 29, para reivindicar falta d'água



Centenas de protestantes interditaram a PB-361 no trecho que liga a cidade de Diamante a Itaporanga na manhã desta segunda-feira (29). O intuito era reivindicar a falta d’água que atinge a cidade há pelo menos 60 dias nos setores mais críticos. Escolas e órgãos estaduais e municipais não funcionaram durante toda esta manhã.    

Durante os protestos, a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) deu o seu pronunciamento através do sindicalista Manoel Miguel, que aderiu ao movimento ainda no início da manhã. Além da CTB, vários políticos de todo Estado entraram em contato com o principal enfrentante do movimento para ceder apoio as reivindicações. Quem também não deixou de incentivar o movimento democrático, foi o Padre Djaci, que sempre luta pala água no Sertão.
Sensibilizada com situação vivida no município, a imprensa regional também deu a sua parcela de contribuição, vários jornalistas, blogueiros e radialistas puderam compartilhar a manhã calorosa do sertanejo.

O transito ficou congestionado após quase três horas de muita cobrança aos responsáveis. O coordenador local da CAGEPA disse ao líder do movimento, que após os protestos, recebeu várias ligações onde diziam que os mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas teriam suas comportas abertas em caratês de urgência. “A água poderá chegar ainda nesta terça-feira” disse.

O movimento só teve fim com a confirmação da liberação das águas. Chico Lopes diretor regional da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) disse que nunca recebeu tantas ligações como recebeu nesta manhã. A Polícia Militar deu total seguranca no local.

Para Arliston, o protesto foi marcante. Segundo ele, há pelo menos 16 anos não a cidade não promovia uma manifestação desta natureza. “As expectativas foram alcançadas, conseguimos contato com todos os responsáveis pela água, eu fui pronto para tudo. Agradeço a todos que ajudaram neste protesto, escolas, funcionários em fim toda sociedade civil organizada” concluiu.


DiamanteOnline