sábado, 12 de março de 2022

Professores de Itaporanga encerram paralisação e retomam atividades

A Justiça determinou o fim da greve e enviou uma notificação para o sindicato da classe nessa quinta-feira.

Os professores da rede municipal de ensino de Itaporanga (PB) voltaram às atividades nesta sexta-feira (11) após três semanas de paralisação. O retorno aconteceu após o sindicato que representa a categoria, o SINTEMI, ser notificado pelo Tribunal Pleno.

O desembargador Marcos Cavalcanti determinou o fim da greve no dia 5 de março, no entanto, só enviou a notificação oficial para a associação representante nessa quinta-feira (10).

+ Justiça determina fim da greve dos professores de Itaporanga

Conforme o advogado do sindicato, Paulo César Conserva, assim que os educadores tiveram ciência da intimação, voltaram aos trabalhos. Em contato com o Diamante Online, o jurista afirmou que os docentes já planejavam acabar com a paralisação devido ao atraso das aulas e ao acúmulo de material para reposição.

A greve aconteceu em virtude da falta de reajuste salarial do magistério do município. A categoria exigia aumento de 33,24%, que é o atual piso nacional, mas o prefeito se negou a incrementar.

O sindicato está providenciando uma Ação na Justiça para obrigar a gestão a aumentar os vencimentos dos docentes e vai comunicar o fato ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e ao Ministério Público.

“A gente entende que há improbidade. Vamos utilizar os mecanismos jurídicos para isso“, disse Paulo.

+ Professores anunciam paralisação por falta de reajuste salarial, em Itaporanga

+ Professores de Itaporanga fazem novo protesto por reajuste salarial

Diamante Online