terça-feira, 30 de agosto de 2016

'Chupão' mortal: Lesão causada por beijo no pescoço pode ter matado jovem


Segundo os médicos locais, a lesão causada pela namorada teria sido tão forte que resultou num coágulo, e este se desprendeu e foi para o cérebro, provocando um derrame
Autor: Redação do Portal
Jovem morre após levar "chupão" da namoradaA morte de um jovem de 17 anos, no México, após levar um chupão no pescoço parece ter preocupado aqueles que estão acostumado a “carinhos” mais intensos. Segundo os médicos locais, a lesão causada pela namorada teria sido tão forte que resultou num coágulo, e este se desprendeu e foi para o cérebro, provocando um derrame. Mas, além de trágico, o caso é bastante raro.

— Uma possibilidade é que ele tenha algum problema de coagulação de sangue, como trombofilia, que forma coágulos com mais facilidade no corpo. Porém, embora muito raro, pode acontecer a qualquer pessoa se o trauma causar uma lesão na parede do vaso sanguíneo — explica Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio.
O médico acredita que a lesão pode ter atingido a artéria carótida, responsável por levar sangue diretamente ao cérebro e que é mais superficial:
—É uma artéria periférica, por isso na história do Drácula ele busca o pescoço. Ela é de acesso mais fácil ao sangue.
Processo é defesa do organismo
O processo de coagulação do sangue é uma defesa do organismo, explica Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
— Toda vez que a gente tem uma lesão na parede de um vaso, o corpo entende que há um sangramento. E o coagulo é um processo de cicatrização. A ideia é que ele fique “colado” na parede do vaso e seque para cicatrizar — explica a médica. — Mas, como o sangue está correndo nesse vaso, é como se estivesse dentro de um cano. O coágulo pode se desprender e ir para o cérebro.
A médica, porém, reforça que é muito raro que apenas o ato de sucção tenha causado o coágulo. Para ela, é possível que o caso esteja associado a uma pancada, por exemplo:
— Existe na literatura casos (de coágulos) ligados a pancadas. Embora seja possível que uma pressão grande na hora da sucção tenha lesionado o vaso, acredito que um trauma, como virar o pescoço muito rápido, pode estar associado.
Entenda
MANCHA ROXA — A sucção chamada de “chupão”, normalmente, machuca apenas a pele subcutânea, por isso a lesão causa uma mancha roxa.
DERRAME — O acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, como teve a vítima, pode levar alguns minutos ou horas para se manifestar. Entre os sintomas, estão convulsão, tonteira, vertigem, perda da consciência, dores de cabeça e perda de movimentação dos membros.
SEQUELAS — O paciente costuma ter entre 3 e 4 horas, segundo Carlos, para ser levado a um médico. Após esse tempo, o paciente que consegue sobreviver tem chance de sequelas.
O CASO — Segundo a imprensa internacional, o adolescente mexicano sofreu convulsões durante um jantar, foi levado ao hospital, mas não resistiu.

 
Fonte: Extra