sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Paróquia São Sebastião (Catingueira) inaugura “Secretaria Paroquial & Arquivo Histórico Papa Francisco”


A Paróquia São Sebastião inaugurou nesta Terça, 27 de Janeiro uma obra de destaque para o município de Catingueira, trata-se da “Secretaria Paróquia & Acervo Histórico”. Uma construção com parâmetros modernos edificada em frente à Igreja Matriz São Sebastião.


A inauguração contou com a significativa presença das pastorais e da sociedade em geral, antes da bênção solene da obra o Padre Bento Oliveira explicou a necessidade da obra e sua finalidade. Segundo o reverendo a antiga Secretaria funcionava nos fundos da Igreja Matriz e não comportava mais o atendimento, o espaço era pequeno, impróprio. “A Secretaria deve ser o lugar da acolhida, ela é como que o rosto da Igreja de Cristo, bela, afetiva, aconchegante, digna”, frisou.

A Secretaria Paroquial opera vários processos, ela é um lugar de acolhida aos paroquianos, que muitas vezes chegam cansados, precisando ser ouvidos para uma orientação espiritual, é também a sede administrativa da Paróquia. Nela agendam-se batizados, casamentos, missas... Nela chegam os fiéis para doar o seu Dízimo.

A Secretaria agrega ainda uma notória função sócio histórica. As Cidades geralmente crescem e se desenvolvem em torna da Igreja Católica, dado a referência que esta tem do ponto de vista moral e espiritual, assim sendo, os Sacramentos, eixos fundamentais na vida dos Católicos, são registrados em livros com muita seriedade, e com informações precisas. Estes livros, mais das vezes são consultados para várias finalidades, inclusive a própria justiça indica consultá-los em algumas circunstâncias. Atualmente passam por um processo de digitalização.
Há um livro na Secretária Paroquial chamado Livro de Tombo, este livro é fundamental quando se trata de conhecer a evolução do Catolicismo na Paróquia, mas também como fonte de pesquisa histórica, já que o religioso não está desvinculado dos outros aspectos culturais. Há fatos marcantes da cidade registrados nele. O mesmo está disponível para consulta sob orientação do Secretário. Mediante esta Constatação a nomenclatura do prédio leva também “& Acervo Histórico”. Além desse aspecto da Pesquisa Histórico-Cultural a Secretária desempenha um relevante papel social, que do ponto de vista religioso chamamos de Caridade Pastoral. Mensalmente algumas pessoas carentes do Município vão até o prédio para receber uma contribuição financeira para remédios ou em cestas para suas necessidades. Tudo isso graças ao Dízimo, que partilhado revela a dimensão social.

Durante a inauguração o povo ficou encantado com a beleza do prédio. Depois da bênção descerraram o laço no hall de entrada D. Neves e o Pedreiro da Obra José Rivaldo. A Secretaria leva o nome do Papa Francisco. Os fieis entraram nas dependências e degustaram um delicioso Coquetel. A ornamentação ficou por conta de “Marcília Decorações”.



CLICK AQUI E VEJA MAIS IMAGENS



Fonte Da assessoria