domingo, 4 de janeiro de 2015

Defesa Civil registra 107 ocorrências em um dia de chuva em Fortaleza

Morro Santa Terezinha sofre deslizamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. Não houve feridos e casas não forama tingidas. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)Alagamentos lideraram as ocorrências, com 59 casos, na capital cearense.
Chuva registrada no 3° dia do ano superou média história de todo mês. A Defesa Civil de Fortaleza registrou 107 ocorrências por causa da forte chuva que ocorreu em Fortaleza neste sábado (3). De acordo com o órgão, os alagamentos, principalmente de vias, lideraram o registro de ocorrências com 59 casos, seguidos de 33 desabamentos e riscos de desabamentos.
Segundo o coordenador especial da Defesa Civil, Cristiano Férrer, no desabamento de cinco casas no Morro Santa Terezinha, 11 pessoas ficaram desabrigadas, e continuam fora das casas neste domingo (4), e duas feridas, que já receberam alta.

A chuva registrada no terceiro dia do ano em Fortaleza já superou a média história para todo o mês de janeiro e atingiu 148 milímetros. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), eram esperados 122 mm até o fim do mês na capital cearense.

Ainda de acordo com o relatório da Defesa Civil, neste sábado (3), foram registradas nove inundações, dois deslizamentos, um risco de deslizamento, além de três bueiros obstruídos. Os bairros da Secretaria Regional II concentraram o maior número de ocorrências, ao todo 73, e os casos mais graves, como o deslizamento que interditou a Avenida da Abolição, no Mucuripe, e o desabamento de uma casa, que afetou a estrutura de outras quatro residências.

Segundo a Defesa Civil, ainda no sábado (3), as duas famílias afetadas, ao todo 11 pessoas, pelo desabamento das cinco casas foram retiradas do local e levadas para residências de parentes. "Durante a semana, vamos avaliar o perfil das famílias e encaixá-las em um projeto habitacional da prefeitura", afirma Férrer. De acordo acom o cooordenador, as casas que desabaram eram construções irregulares. Três delas estavam vazias no momento do desabamento. Os dois feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), encaminhados para o hospital e receberam alta ainda no sábado.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia