terça-feira, 25 de maio de 2021

VÍDEO: Pacientes são transferidos com urgência de Patos para CG após falta de oxigênio

 Um caminhão que levava cilindros para o município patoense se envolveu e um acidente em MG e atrasou a entrega. 

Pelo menos dez pacientes acometidos da Covid-19 precisaram ser transferidos de Patos para Campina Grande na madrugada desta terça-feira (25), após problemas no abastecimento de oxigênio do Hospital Janduhy Carneiro. Um caminhão que transportava os cilindros para abastecer a unidade sofreu um acidente em Minas Gerais, de modo que não chegaria mais no prazo previsto.

O hospital, que já tinha 20 torpedos de oxigênio, conseguiu mais 15 e vai receber mais 50 que estão vindo de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Enquanto isso, as equipes organizaram a transferência de 10 pacientes para o Hospital das Clínicas, em Campina Grande, para diminuir o consumo de oxigênio na unidade e não correr risco de faltar.

Foi necessário um esforço conjunto para realizar a operação de transferência dos pacientes. Cinco ambulâncias utilizadas são do Hospital de Trauma de Campina Grande e da segunda macrorregião de saúde (Campina Grande) e as outras cinco foram conseguidas de unidades da região da terceira macro (Sertão).

De acordo com nota emitida pela direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, um caminhão extra está sendo abastecido no Cabo de Santo Agostinho, em Suape, Pernambuco, para abastecer a unidade com oxigênio.

Assista ao vídeo da transferência:


Hospital emite nota

A direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, emitiu na manhã desta terça-feira (25), uma nota em esclarecimento, a respeito do que teria ocasionado a interrupção no abastecimento de oxigênio.

De acordo com dados divulgados ontem, segunda-feira (24), o Setor Covid-19 do Hospital de Trauma chegou a 200% de sua capacidade máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja:

Nota de Esclarecimento

O abastecimento de oxigênio do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) sofreu um interrupção inesperada nesta segunda-feira (24), em função de um acidente envolvendo o caminhão que faria o reabastecimento da unidade, mas um mutirão que reuniu profissionais do Hospital de Trauma de Campina Grande e a direção geral, direção técnica e todas as coordenações do setor Covid e de Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) assegurou a transferência de 10 pacientes para Campina Grande e o aporte, através de cilindros extras, para que não faltasse oxigênio na unidade. O hospital tinha 20 torpedos de oxigênio, conseguiu mais 15 torpedos e vai receber mais 50 torpedos que estão vindo de Mossoró (RN). Um caminhão extra está sendo abastecido no Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), e chegará nesta terça-feira (25). A transferência dos pacientes para CG foi feita ainda durante a madrugada. Das 10 ambulâncias que fizeram o transporte dos pacientes, cinco delas vieram do Hospital de Trauma de Campina Grande e da segunda macro região de saúde e as outras cinco foram conseguidas de unidades da região da terceira macro. Graças ao esforço de todos a situação foi contornada sem prejuízo da assistência aos pacientes do Complexo.

Direção CHRDJC

Diamante Online