terça-feira, 17 de abril de 2018

Moradores ficam ilhados após açude sangrar no Vale do Piancó

Cerca de dez famílias ficaram ilhadas e cinco delas foram desabrigadas. Ministério Público denunciou.
Os alunos precisaram utilizar canoas para ir até as escolas, no município de Aguiar, no Sertão paraibano (Foto: Reprodução / Tv Paraíba)Moradores da comunidade Lancha II, na cidade de Aguiar, no Sertão da Paraíba, ficaram ilhados neste fim de semana, após as grandes chuvas causarem a sangria no açude da região. De acordo com os moradores, cerca de dez famílias ficaram ilhadas e cinco delas foram desabrigadas contando apenas com a ajuda de parentes e familiares.

Os alunos precisaram utilizar canoas para ir até as escolas. Segundo o agente de manutenção do escritório da Cagepa, José Roberto Valdevino, o açude foi construído no final de 2016 e já no inverno do ano passado o acesso à comunidade ficou comprometido.
Com as últimas chuvas a água ficou represada e inundou as casas.
Na construção do açude, a prefeitura de Aguiar não teria incluído o planejamento do acesso e nem a relocação das pessoas. Em nome dos moradores, o advogado Françualdo Alves da Silva denunciou o caso ao Ministério Público Estadual. Ele denuncia que as famílias estão totalmente desabrigadas, ilhadas , isoladas e desamparadas pelo poder público com suas casas totalmente submersas nas águas da represa do açude do açude.
O prefeito do município, Lourival Lacerda, informou que vem dando apoio as famílias e que uma delas foi relocada para uma casa alugada pela prefeitura. Os demais moradores estão nas casas de familiares.Houve a doação de cestas básicas e de canoas que foram liberadas para o local com a intenção de ajudar no transporte. Ele ainda informou que, inicialmente, a relocação estava no projeto, mas as famílias resistiram a sair do local. Atualmente o prefeito está construindo 25 casas para abrigar os moradores.

 
Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias com G1