sexta-feira, 20 de março de 2020

Governador autoriza uso de força policial para conter avanço do coronavírus na Paraíba

Decisão deve ser publicado no Diário Oficial deste sábado.
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que forças policiais do estado devem ser usadas para fazer cumprir o isolamento social da população, como medida para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
A medida tomada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) deve ser publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (21).
A decisão do governador João Azevêdo foi tomada após reunião com os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) nesta quinta-feira (19), além de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
“A reunião foi feita justamente no sentido de analisar as medidas que podem ser adotadas, para promover a restrição de pessoas, fazer uma contenção social, objetivando controlar a circulação do vírus no nosso estado e consequentemente limitando o número de casos”, contou o secretário ao G1.
Ainda de acordo com o secretário, o uso das forças policiais para forçar o isolamento dentro de casa se justifica pela crescente dos casos de transmissão sustentada, que ocorre quando o paciente não sabe de quem ele pode ter recebido o vírus, em outras partes do país.
O secretário de Saúde comentou que dois pontos do documento ficaram em aberto após a reunião para serem definidos nesta sexta, mas não entrou em detalhes de quais seriam. “O governador João Azevêdo vai se pronunciar a respeito do decreto e toda população vai ter conhecimento”, completou Geraldo Medeiros.
 Barreira sanitária
Ainda segundo Geraldo Medeiros, outro ponto que ficou definido na reunião, é a formação de uma barreira sanitária na Paraíba, tanto para quem vem de outros estados, quanto para quem vem do exterior, com o aferimento de temperatura corporal. A fiscalização vai ser feita em rodovias e aeroportos da Paraíba.
“Caso a pessoa apresente algum dos sintomas, será encaminhada imediatamente para o isolamento domiciliar de pelo menos 14 dias. Essa barreira sanitária será feita tanto pelos técnicos da Secretaria de Saúde, da Anvisa, quanto do apoio da Polícia Rodoviária Federal e polícias do estado”, adiantou o secretário.
As medidas foram definidas após um consenso dos gestores de que a população paraibana ainda não se deu conta para a gravidade do cenário da pandemia do coronavírus. Segundo Geraldo Medeiros, as determinações do governo estadual são para forçar o isolamento social, tendo em vista que o fluxo de pessoas nas ruas e nos estabelecimentos segue gerando preocupação às autoridades
“Tem que se conscientizar que tem ficar em casa, não são férias. Tem que entender, não é para frequentar bares, praias, nenhum espaço público. É pra ficar em casa, em isolamento, reclusão”, explicou.
Fonte Jornal da Paraíba