sexta-feira, 13 de março de 2020

Açude transborda em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba

Última sangria do açude tinha acontecido em abril de 2018, diz Aesa.

Outros açudes podem transbordar após possíveis chuvas no Sertão: o açude São Gonçalo, no município de Sousa, e o Cachoeira dos Alves, em Itaporanga. — Foto: Reprodução/TV Cabo BrancoO Açude São José I, localizado em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, sangrou nesta sexta-feira (13), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o volume atual do reservatório é de 3.290.650 m³, o que corresponde a 107% da sua capacidade.


Conforme dados da Aesa, durante as fortes chuvas desta sexta-feira (13), foram registradas precipitações de 74 mm no município. Durante as chuvas, o reservatório atingiu uma quantidade de água maior que sua capacidade e transbordou.
De acordo com a técnica em geoprocessamento e recursos hídricos da Aesa, Jana Yres, a última sangria do açude tinha acontecido em abril de 2018. "As típicas chuvas de verão e a época chuvosa do Sertão contribuíram para que o reservatório transbordasse", explicou.
Conforme a Aesa, outros açudes podem transbordar após possíveis chuvas no Sertão: o açude São Gonçalo, no município de Sousa, e o Cachoeira dos Alves, em Itaporanga.

Fonte: Redação com G1