sábado, 1 de setembro de 2012

PESCADORES CAPTURAM TUBARÃO DE 4 METROS E MEIA TONELADA NO LITORAL DE JOÃO PESSOA CONFIRA !


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que os dois tubarões-martelo que foram capturados acidentalmente por pescadores na Praia da Penha, são comuns no litoral paraibano, contudo, não costumam nadar próximos à praia.

De acordo com os pescadores, os tubarões foram pescados a cerca de 2km da praia, numa área considerada mar aberto.

O Ibama explicou ainda que não existe pesca predatória de tubarões na costa da Paraíba, e que as armadilhas montadas para outras espécies acabam capturando acidentalmente os tubarões. "O nosso litoral é habitat de várias espécies de tubarões e cações. Embora, nenhuma delas tenha o costume ocupar áreas próximas à praia”, comenta.

Diferente de Recife, João Pessoa possui uma barreira natural para os tubarões que são os arrecifes e separam o mar mais próximo da praia do mar aberto, impedindo que os animais avancem para junto dos banhistas à beira-mar.

A última captura de tubarão no litoral paraibano aconteceu na manhã de quinta-feira (30). Pescadores capturaram um tubarão-martelo com cerca de 4,10m e pesando aproximadamente 500 kg na Praia da Penha, em João Pessoa.




Paraíba.com