domingo, 25 de fevereiro de 2018

Em Santana, vereador Manoel Teotônio destaca importância do debate sobre a Coluna Prestes e sua passagem pelo Vale do Piancó


(Imagem/crédito: Junior Passos)
A Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes, Vale do Piancó, realizou na manhã desse sábado (24), após uma madrugada de muita chuva em toda a região, sua Sessão Ordinária, sob a presidência da vereadora Socorro Feitosa (MDB). Na Pauta vários pontos foram discutidos sobre o município santanense e um dos destaques foi sobre uma Audiência Pública, que será realizada na próxima sexta-feira (02/03), com início às 09:00h, onde os parlamentares irá debater, com a presença de lideranças regional e estadual, sobre o tema da Coluna Prestes. O vereador Manoel Teotônio (PSB) destacou a importância do debate sobre o tema da Passagem da Coluna Prestes pelo Vale do Piancó, e disse que está integrado ao projeto para resgatar a história e busca incentivos ao turismo na região. Na sessão de hoje, 24, estiveram presente todos os parlamentares que tem assento na Casa, justificando sua ausência o vereador Neto Pinto (DEM).


Segundo Júnior Passos, secretário de Infraestrutura de Santana dos Garrotes, "já confirmaram presença o senador José Maranhão, deputado federal Rômulo Gouveia e o prefeito José Paulo filho, além de todos os vereadores do município, para debater sobre o tema da Coluna Prestes e sua passagem pelo Vale do Piancó".


Coluna Prestes no Vale do Piancó
A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais e combatendo os governos da chamada República Velha.


Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes passou pelo sertão, nos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D’Água, percorrendo 330km do território paraibano.

oblogdepianco.com.br