quinta-feira, 19 de abril de 2012

SECA OBRIGA PECUARISTAS DE PALESTINA A DESLOCAREM GADO PARA OUTRAS REGIÕES

A seca se agrava em toda parte dos territórios Palestinos. Os animais estão sendo deslocados às presas em caminhões para outras regiões e por isso os pecuaristas estão vendendo gado abaixo do preço. Na zona rural começa a faltar capim e água para os animais beberem. O caso ainda não chegou ao extremo e por isso não foi decretado estado de emergência nesse setor, mas a estiagem tem deixado os criadores bastante preocupados.

“A situação é bastante difícil”. Os agricultores e pecuaristas que sofrem com as marcas dessa difícil situação, dizem que, se perder tudo o que plantou, junto com a família pode passar fome. A situação tem se agravado a cada semana. A última chuva forte aconteceu já faz muito tempo. Em janeiro e fevereiro choveu poucos milímetros, abaixo da média, em março, mês passado, choveu consideravelmente pouco, e nesse mês de abril não estar sendo diferente.
Com isso as plantações estão se perdendo, os reservatórios estão secando e a falta de chuva está levando embora as pastagens. Em vez de capim, o gado está sobrevivendo com palha e folhas de árvores da caatinga. O sol é muito quente e os bichos estão todos com fome e com sede e não tem como criar. No campo do gado, muitas ofertas de animais, porque os criadores querem vender o boi antes que eles percam mais peso e valor. A arroba está caindo de preço.