domingo, 26 de março de 2023

VPN Rural mostra plantio de arroz vermelho de agricultor rural de Santana dos Garrotes; vídeo


O repórter Waba da Palestina visitou o plantio de arroz vermelho do agricultor rural, Heleno Grangeiro, morador de uma propriedade rural, no Distrito Palestina, em Santana dos Garrotes, região do Vale do Piancó.

Na reportagem, o produtor explicou que tem duas hectares de arroz vermelho e que a produção será armazenada para o consumo da sua família.

Apesar de pouca água na localidade, o agricultor explicou que com a chegada da chuva a produção do legume acelerou e espera colher 15 sacos do arroz vermelho.

O produto apresenta grande importância cultural e econômica para o município e toda região do Vale do Piancó

Conhecida como a Terra do Arroz Vermelho, o município de Santana dos Garrotes está localizada na mesorregião do Sertão paraibano e na microrregião de Piancó (Região Metropolitana do Vale do Piancó), onde se concentra a maior produção deste alimento já reconhecido na gastronomia paraibana e que é fundamental para a sobrevivência da agricultura familiar.

Atualmente, o arroz vermelho é produzido em 17 municípios polarizados pelo Vale do Piancó com destaque para Santana dos Garrotes, Pedra Branca, Nova Olinda, Itaporanga, Diamante e Ibiara, responsáveis por cerca de 60% da área cultivada, beneficiando centenas de famílias agricultoras a partir da geração de postos de trabalho, renda, além de segurança alimentar e nutricional.

Tanto o arroz vermelho como o branco são variedades diferentes da mesma espécie e seus grãos são parecidos e antes do beneficiamento quase não dá para distingui -los. A cor vermelha aparece com aretirada da casca, ou seja, está na película que envolve o grão.

A maioria dos santana-garrotenses vive da agricultura e pecuária de subsistência. A produção de arroz vermelho sustenta diversos agricultores familiares da cidade que, assim como os outros municípios, integrantes da região do Vale do Piancó realizam o plantio na segunda quinzena do mês de dezembro, e a colheita acontece em maio.

Assista ao vídeo, abaixo


VALE DO PIANCÓ NOTÍCIAS