sábado, 27 de fevereiro de 2021

Em um ano de pandemia, quase toda região do Vale do Piancó já registrou óbitos

 Primeira caso de infecção da doença na região foi registrado em meados de abril.

No dia 26 de fevereiro de 2020, era registrado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Passado um ano, hoje são mais de 10 milhões de infectados e mais de 250 mil mortes, mas os números não dizem tudo sobre a pandemia: por traz deles há luto, dor, sofrimento, desagregação familiar.

O primeiro caso de Covid-19 no Vale foi registrado em meados de abril na cidade de Igaracy. Poucos dias depois, no dia 24 do mesmo mês, Itaporanga notificava seu primeiro infectado. Hoje o município tem o maior número de casos e o de óbito da região.

Ao todo no Vale foram milhares de contaminados pelo coronavírus, a grande maioria já curada e sem necessidade de atendimento hospitalar, mas a dor do luto bateu a parta de cem famílias regionais. Morreram filhos, pais, mães, avós, tios, tias, primos. Perdemos muitos amigos também.

Conforme dados oficiais desta sexta-feira, 26, em Itaporanga foram 19 óbitos; Coremas 13, Conceição 12; e Piancó 11 mortes. Em Nova Olinda foram seis mortes e em Olho D’água cinco. Com quatro óbitos aparecem os municípios de Santana dos Garrotes, Boa Ventura, Catingueira, Emas e Diamante. Com três mortes estão Santa Inês, São José de Caiana e Igaracy. Em Ibiara ocorreram duas mortes, enquanto que Pedra Branca, Aguiar, Santana de Mangueira e Serra Grande registram uma morte cada. Curral Velho é o único município regional que ainda não registrou mortandade pela Covid.

 
Fonte Folha do Vali Online