sábado, 8 de agosto de 2020

Noite de quinta-feira foi agitada na Câmara Municipal em Piancó; entenda

A nossa Redação está a disposição do Bloco Oposicionista para qualquer contestação sobre o que foi apurado, na noite da quinta-feira (06).

A população estava aguardando a sessão remota (videoconferência) da DA 79ª Sessão Ordinária do primeiro período do 4º ano da Legislatura 2017/2020, quando foram surpreendidos por viaturas da polícia frente a Casa de Padre Manuel Otaviano. Segundo apurou nossa redação, os vereadores da base oposicionista conseguiram adentrar o recinto da Casa Maior, fora do horário de expediente, "descumprindo Resolução" interna. Seguindo os exemplos da Câmara/Senado Federal e da Assembleia Legislativa da Paraíba, a Câmara Municipal vem realizando as sessões de forma virtual (remota)obedecendo o Disposto na Resolução nº 02/2020 de 14 de maio de 2020 que "Estabelce o funcionamento do Poder Legislativo, mediante a modalidade de deliberação remota durante a emergência de saúde pública, relacionada a Pandemia do Covid-19 e assemelhados, via videoconferência", que foi aprovado, por unanimidade, dos parlamentares.
Pois bem, conforme apuramos, na noite da quinta-feira (06/08), os Vereadores que compõem a Bancada de Oposição dirigiram-se a sede do parlamento municipal e entraram no local fora do horário de expediência e sem autorização da Mesa Diretora, depois de ser acionado um funcionário da Casa que estava de posse das chaves das portas da sede do Poder Legislativo.


EXPLICAÇÃO
 
Conforme informação da Mesa, o horário de atividade da Câmara Municipal de Piancó é das 08 às 12 horas, sendo que, em face dessa pandemia, a Mesa Diretora vem emitindo atos de suspensão dos trabalhos presenciais, conforme orientação dos órgãos de saúde e do próprio judiciário, como por exemplo o Ato da Mesa nº 09/2020 que suspendeu os atendimentos e o trabalho presencial até o próximo dia 15/08, e todas as sessões vem sendo realizadas por videoconferência, inclusive, sendo a primeira Câmara da região a implementar essa modalidade.

O fato é que a polícia foi chamada ao local pelo Presidente da Câmara – Ver. Neguinho Marinheiro, e os Vereadores de Oposição foram encontrados no recinto e, segundo o que se comenta na cidade, desacataram novamente a Presidência da Casa, recusando-se a deixar o local.


"É, como sabemos, faltou respeito por parte destes parlamentares, pois, nem aqui e em nenhum outro parlamento do mundo os Vereadores entram fora do horário de expediente e sem autorização do chefe do poder", disse o presidente José Luiz.
Imagens internas não foram divulgadas...

oblogdepianco.com.br