segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta segunda, e partidos podem oficializar candidatos

Lista com os nomes dos candidatos deve ser encaminhada à Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral abre, a partir desta segunda-feira (31), o prazo para as convenções partidárias nos 223 municípios paraibanos. Até o dia 16 de setembro, todos os partidos políticos interessados em lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador deverão realizar os eventos para ratificar os nomes para a disputa. O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro, de acordo com o novo calendário eleitoral vigente.

Ao todo, em 2016, a última eleição municipal, foram inscritos 568 candidatos a prefeito e 570 a vice (considerando as substituições). Já os interessados nas vagas de vereadores foram 10.859. Um alerta feito pela Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) é que os partidos cumpram a cota de gênero para as candidaturas, ou seja, inscrevam pelo menos 30% de homens ou mulheres nas chapas.
Outro ponto é que os nomes dos candidatos deverão ser enviados para a Justiça Eleitoral um dia depois das convenções. A entrega poderá ser feita via internet ou protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 2.966.759 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano na Paraíba. 
Fonte Assessoria