quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Presidente da Amvap classifica como absurda proposta do governo de acabar municípios

Pela proposta, alguns municípios regionais, a exemplo de Pedra Branca, Emas, Serra Grande, Curral Velho, Santa Inês seriam extintos
O prefeito de Pedra Branca e atual presidente da Amvap (Associação dos Municípios do Vale do Piancó), Allan Bastos, classificou como absurda a proposta do governo Bolsonaro, anunciada nesta terça-feira, 5, de acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes.

Conforme o prefeito, “essa proposta é completamente absurda: o governo joga coisas para a sociedade, matéria para o Congresso sem o mínimo de cuidado”. Pela proposta, alguns municípios regionais, a exemplo de Pedra Branca, Emas, Serra Grande, Curral Velho, Santa Inês e mais 1.248 em todo o país seriam extintos. “Com o desaparecimento desses municípios, o povo perderia sua própria identidade, sua história, sua cultura e, principalmente, ficaria sem serviços públicos básicos, que, em municípios pequenos como o nosso, essa prestação de serviço é bem mais eficaz do que em municípios maiores”, comentou o prefeito.
O mais surpreendente, segundo o prefeito Allan Bastos, é que o próprio governo admite que a proposta é uma decisão política do presidente da República. “Política com p minúsculo: tentar destruir a história e as instituições de um povo, como seu sistema de ensino, de saúde, de assistência social, seu legislativo, seu executivo e sua própria independência político-administrativa, conquistadas com muito sacrifício há décadas pelos nossos antepassados para garantir melhores condições de vida à população, é tão grave quanto absurdo”, lamentou.
De acordo ainda com Allan, as centenas de municípios ameados de desaparecerem pelas mãos do governo e seus povos já estão se mobilizando junto a deputados e senadores e, certamente, conforme ele, vão derrotar essa proposta nas comissões legislativas antes mesmo que ela chegue ao plenário do Congresso.
Fonte Folha do Vale