segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Piancó vai comemorar seu aniversário de 271 anos com muita festa na rua

(Imagem de arquivo)

A prefeitura de Piancó que vem passando por sérias dificuldades financeiras, bem como cerca de 176 municípios paraibanos que tiveram seus nomes inseridos no Decreto presidencial onde o Governo Federal reconheceu Situação de Emergência em 176 cidades da Paraíba, inclusive Piancó, afetadas pela estiagem. A Portaria nº 116, de 15 de junho, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (18/10). Confira a lista completa das cidades em situação de emergência.

Diante dessa situação, o prefeito Daniel Galdino baixou um Decreto (Nº 27, de 29 de outubro de 2019), que "Dispões sobre adoção de medidas administrativas e restrições orçamentárias como meta de redução de gastos e geração de economia no âmbito da administração pública municipal".




Apelo para que o prefeito realize programação no Aniversário da cidade
O prefeito Daniel Galdino, disposto a reduzir os gastos no âmbito do Município, recebeu em seu gabinete representantes do comércio local, bem como ouviu apelos do cidadão piancoense, para que a cidade abrisse uma excessão e realizasse, mesmo que modestamente, eventos no dia 08 de Novembro, onde Piancó comemora seus 271 anos. Depois de se reunir com seus auxiliares, e dando atenção aos apelos dos comerciantes e dos cidadãos, a prefeitura irá realizar eventos neste dia 08 de novembro. A programação com a agenda dos acontecimentos festivos ainda está sendo elaborada pela assessoria financeira, cultura e turismo. Em breve, a prefeitura fará chegar a todos, a programação para atender a população e não deixar essa data passar em branco.

Municípios apertam os cintos por conta da crise

A maior parcela da receita dos municípios vem do Estado e do Governo Federal. Desde o ano passado, porém, a queda na arrecadação fez com que os valores repassados fossem reduzidos. Associado a isso, a crise econômica, marcada pela recessão, provocou ainda a diminuição da receita própria das cidades. O cenário atual gera uma força-tarefa nas prefeituras para diminuir custos. O desafio é fazer isso sem afetar a prestação de serviço para a população.

Piancó: 271 anos


Piancó é uma das mais antigas cidades do nordeste brasileiro, já possuía colonização branca em 1680, quando o sanguinário e lendário bandeirante Domingos Jorge Velho chegou ao velho rincão sertanejo, vencendo e submetendo os índios cariris da Tribo dos Coremas, então liderados pela bravura do intrépido Cacique Piancó, ao seu poder armamentista. Por aqui, ele faleceu em 1705.


Foi esta terra palco de um dos mais sangrentos embates de toda a história da caminha da Coluna Prestes pelo Brasil na década de 1920. Quando de sua passagem, em 09 de fevereiro de 1926, sem informações concretas dos ideais da Coluna, o Padre Aristides Ferreira da Cruz, em uma grande emboscada, fica na cidade e, ao lado de poucos homens, defende a Vila da invasão, quando acabam todos sendo barbaramente assassinados. Ficaram, estes defensores, conhecidos como Os Mártires de Piancó.


Praça Salviano Leite

Durante a programação dos 271 de Piancó, o prefeito Daniel Galdino e toda sua equipe, bem como a população, farão a entrega de algumas obras, sendo destaque a revitalização da Praça Salviano Leite, que passa agora a ser referência no Lazer, Cultura e Turismo.


Dinheiro na Conta

A prefeitura busca pagar os seus funcionários, com salários referente a outubro, ainda dentro da semana de festividades da cidade. O aviso para o pagamento de todos os funcionários, Efetivos, Comissionados e Contratados, pode ser publicado já nesta segunda-feira, 04 de novembro.

oblogdepianco.com.br com referências no Site Institucional do Município