quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Comunidades Quilombolas recebem Caravana do Bem com ações voluntárias na cidade de Diamante

As ações tiveram início no dia 15 de novembro, passando pelo Assentamento Rural Lampião e a Comunidade Quilombola de Vaca Morta.
O Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o território nacional nesta quarta-feira (20), serviu de motivo para voluntários do Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde Professora Fátima Dantas (CEACS) da cidade de Diamante e alunos do ITEC-PB poderem comemorar em grande estilo, oferecendo vários serviços voltados à saúde e ao bem estar de três comunidades rurais, sendo duas delas reconhecidas como Quilombolas, no município de diamantense.

As ações tiveram início no dia 15 de novembro, passando pelo Assentamento Rural Lampião e a Comunidade Quilombola de Vaca Morta, onde foram atendidas cerca de 120 pessoas de várias faixas etárias. Testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, Glicemia, aferição da pressão arterial, peso, medição, aplicação de flúor, distribuição de doces e lances foram oferecidos nas primeiras duas comunidades que receberam os voluntários.
Nesta quarta-feira, o encerramento do evento aconteceu na Comunidade Quilombola de Barra de Oitís, que fica cerca de 8 quilômetros distantes do centro da cidade, contando com a participação de dezenas de pessoas.
O quilombo recebeu os voluntários de braços abertos, onde foram prestados os serviços voluntários e de forma gratuita como corte de cabelo pelos cabeleireiros Nezinho Barros e Cheiro, atendimento jurídico com a participação dos Advogados Diorgennes Xavier e Jandyra Marrocos, serviços diversos de saúde, além de sorteio de brindes.
Para a agente comunitária de saúde Francisca Ventura, a ação ficará marcada na história da comunidade. “É muito gratificante receber o trabalho voluntário de todos vocês nesta data tão especial para a comunidade. Saiam daqui com a certeza que tudo isso faz um diferencial enorme na rotina destas pessoas humildes que aqui se encontram. Agradecemos de coração todo esse carinho que vocês estão nos dando”, comentou.
O Advogado Diorgennes Xavier disse que aproveitou o momento para esclarecer dúvidas sobre os principais benefícios que os quilombolas possuem e orientá-los a procurarem um advogado de sua confiança. “Tratamos sobre salario maternidade, espécies de aposentadorias e até usucapião. Acredito que a nossa missão foi cumprida e deixamos aqui essa nossa contribuição no Dia da Consciência Negra”, disse.
A jovem Nathalia Sousa, que se deslocou da cidade de Santana dos Garrotes para integrar a equipe de voluntários “Chapa Quente” do Itec da cidade de Itaporanga, destacou os serviços oferecidos na comunidade e disse que, além de aprendizado, levará uma experiência de vida adquirida durante os dois dias da ação. “Estamos deixando a sala de aula para conviver com essas famílias. Sabemos das dificuldades enfrentadas por todas elas em morar em locais que possuem difícil acesso a saúde e é por isso que hoje estamos aqui, trazendo até eles todos esses serviços de saúde, que além disso, estamos fazendo com amor”, comentou.
Em sua vez, o diretor presidente do CEACS, Arliston Jerônimo Dantas Franco, agradeceu o carinho das três comunidades contempladas, pela recepção calorosa nas duas oportunidades e aproveitou para parabenizar todos os voluntários que deixaram suas obrigações diárias para dedicarem seus trabalhos ao próximo. “Muito positiva a nossa Ação Voluntária. Acredito que teremos outras oportunidades semelhantes, contemplando outras comunidades rurais. Buscaremos novos parceiros e novos projetos a serem desenvolvidos pela Fundação em Diamante, e a nossa maior satisfação é saber que todas essas pessoas estão fazendo o trabalho com amor e o espirito de solidariedade, por isso nós só temos a agradecer, assim ficando a gratidão como forma de pagamento”, disse.
Arliston ainda reforçou que o CEACS já atendeu milhares de pessoas na cidade de Diamante em seus nove meses de atuação e que pretende ampliar esses atendimentos comunitários em 2020.
Fonte Assessoria