quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Detran-PB reprova 176 veículos escolares após vistoria


(Reprodução)
Durante vistoria ocorrida em 238 veículos utilizados no transporte escolar de estudantes, no último final de semana, 176 foram reprovados e 62 aprovados. A fiscalização foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), nas Ciretrans de Teixeira e Monteiro e nos postos de Santa Rita e Bayeux, envolvendo veículos de 39 municípios paraibanos.
Piancó, Catingueira, Olho Dágua, Emas, Aguiar, Igaracy, Santana dos Garrotes e Nova Olinda, terão seus veículos vistoriados no próximo dia 19/10, na Ciretran de Piancó


Segundo o coordenador de Vistorias de Transporte Escolar do Detran-PB, Renato Prado, o índice de reprovação foi de 73,95%, enquanto os veículos aprovados representaram 26,05% do total. Ele alertou para a importância do trabalho de fiscalização, no tocante à segurança dos estudantes do interior do Estado, bem como da Grande João Pessoa.


Desde agosto, novos itens passaram a ser fiscalizados, em cumprimento à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). São eles: utilização obrigatória de espelhos retrovisores e equipamentos do tipo câmera-monitor (câmera de ré) ou outro dispositivo equivalente. A finalidade é garantir aos condutores desses veículos a completa visão da área adjacente durante o embarque e desembarque de passageiros. 



E foi exatamente a ausência dessa câmera de ré que mais reprovou os veículos fiscalizados, além de problemas com pneus, extintores e cinto de segurança. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar e sem constar a informação obrigatória de atividade remunerada na carteira de habilitação (CNH). 



Duas equipes de vistoriadores do Detran-PB, com quatro servidores cada uma, participaram da fiscalização. Compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB, elas vêm atuando desde fevereiro, com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).


As vistorias continuam até dezembro.
 oblogdepianco.com.br