sábado, 23 de junho de 2012

Dono de empresa responsável por concurso público de Prefeituras do Vale é preso por fraude


 A Metta foi responsável por concursos em quatro Prefeituras da região, entre as quais Conceição e Emas, municípios onde também há denúncias de irregularidades nos certames 


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Polícia Civil da Paraíba deflagrou na madrugada desta segunda-feira, 18, a Operação Gabarito, comandada pelo delegado itaporanguense Iasley Almeida e que culminou na prisão do advogado e empresário Almir Pina, dono da empresa Metta Concursos & Consultoria, da cidade de Guarabira, e de mais três funcionários da Prefeitura de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, conforme apurou a Folha (www.folhaovali.com.br). Eles são acusados, pelo Ministério Público, de fraudarem um concurso público realizado pela Prefeitura do município em dezembro do ano passado. Além dos quatro mandados de prisão, que foram expedidos pela Justiça da cidade de Gurinhém, a polícia cumpriu seis mandados de busca e apreensão.

Almir Pena foi detido na sua própria residência, localizada em Guarabira. Sem querer abrir a porta da casa, os policiais tiveram que arrombá-la. Segundo informações, ao constatar a presença da polícia, Almir jogou vários documentos pela janela da casa em um rio, mas os policiais tomaram conhecimento e os recolheram. Na residência do empresário, foram apreendidos cerca de R$ 400 mil em cheques e espécie.

O esquema fraudulento, segundo o MP, funcionava da seguinte forma: a Prefeitura contratava a empresa para realizar o concurso e, depois, comprava vagas à Metta, entregando a ela os nomes das pessoas que deveriam ser aprovadas. Em seguida, a empresa preenchia gabaritos com os nomes dos apadrinhados e colocava-os dentro dos envelopes em que estavam as folhas de resposta colhidas durante o certame. Nesse caso, as provas fraudadas levavam vantagem sobre as demais no processo de correção e pontuação.

A Operação Gabarito da Polícia Civil contou com o apoio da Controladoria-Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

Os acusados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo, formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva e pegar 21 anos de reclusão.

Todos os suspeitos foram levados para a Central de Polícia Civil de Campina Grande.

Atuação no Vale – A Metta Concursos & Consultoria realizou concursos para preenchimento de vagas no quadro de pessoal das Prefeituras de Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Conceição e Emas.

Em Emas, a prefeita Fernanda Marinho resolveu suspender o certame em razão de denúncias de fraude feitas por candidatos à Comissão de Fiscalização, que investiga as supostas irregularidades. O certame poderá ser anulado se forem confirmadas as denúncias.

Em Conceição, muitas denúncias de irregularidades também vieram à tona depois da divulgação do resultado do concurso. Fotos (Portal Mídia): dinheiro e documentos apreendidos na casa do empresário, e o momento que ele é preso pelo delegado Iasley Almeida, que é de Itaporanga, mas atua na região de Campina.