sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desorganização do trânsito no centro da cidade de Itaporanga gera riscos aos pedestres. Confira!


Atualmente, a desorganização no trânsito da cidade de Itaporanga é evidente. Dia de feira em Itaporanga, por exemplo, a confusão no trânsito no centro da cidade vira uma rotina de desorganização por parte de motoristas e pedestres. De acordo com o DETRAN, a cidade de Itaporanga possui a maior frota de veículos do Vale do Piancó, chegando ao total de 3.965 veículos.
De acordo com os fatos, os problemas surgem devido a precária sinalização, bem como falta de fiscalização pelo cumprimento das leis de trânsito. Várias são as reclamações por parte de motoristas e pedestres, sendo as mais frequentes a falta de semáforos e sinalizadores, e os estacionamentos irregulares de motos e carros, que ao estacionarem dos dois lados das avenidas deixam o trânsito em horário de pico muito desorganizado, atrapalhando inclusive o pedestre ou outros transportes que passam pelo centro.
Por parte da Prefeitura, os responsáveis afirmam que estão fazendo de tudo para solucionar esses problemas. Contudo, o trânsito poderá ser devidamente organizado assim que for criada a Superintendência de Transportes e Trânsito de Itaporanga – STTRANS, que será responsável pelo planejamento, coordenação e execução das políticas de transporte e trânsito no âmbito municipal. O propósito da STTRANS é assegurar a população mobilidade, acessibilidade, segurança, fluidez e conforto nos sistemas de transporte e trânsito, respaldado na competência, satisfação profissional e nos avanços tecnológicos, contribuindo para a qualidade de vida no município.
O órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do Código de Trânsito Brasileiro, e Resolução nº 296/08-CONTRAN, deverá possuir uma estrutura que permita desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística. Junto a este órgão de trânsito deve funcionar a JARI, órgão colegiado responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo órgão executivo de trânsito, em conformidade com a Resolução 233/07-CONTRAN. A JARI cuidará de fiscalizar e ordenar o trânsito, possibilitando a cobrança de valores por estacionamentos no centro de Itaporanga, através, por exemplo, de uma linha azul.
Pedra Bonita