quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comoção e revolta no enterro do garoto diamantense que segundo a família foi vítima de negligência hospitalar


Foi enterrado na manhã desta terça-feira (05), no cemitério público Jardim da Saudade na cidade de Diamante, alto sertão paraibano, o corpo de Carlos Rangel Nunes Montenegro, de 10 anos. Centenas de amigos e parentes da família compareceram ao sepultamento para dar mais conforto aos pais do garoto.
Segundo a família, o garoto era bastante inteligente e não apresentava nenhuma doença. No último final de semana, o garoto sentiu fortes dores na região do abdômen, Carlos Montenegro “Carlinhos” morador do Sitio Mata de Oitis e pai do garoto solicitou ajuda de amigos para que pudesse levar seu filho até o Hospital Distrital de Itaporanga. No hospital o garoto Carlos foi atendido e medicado, onde ainda segundo a família ele teria sido orientado a voltar para casa, pois as dores não era nada grave.
Apresentando novamente as dores, o retorno foi imediato para o HD de Itaporanga, onde desta vez o caso já estava mais grave. Carlinhos Pai do garoto, novamente foi orientado a conduzir seu filho, sendo esta vez para o Hospital Regional de Patos. Ao chega ao Hospital, à família recebeu um noticia que imediatamente deixou todos revoltados, onde se tratava que o garoto estaria com a apendicite estrangulada. O medico não se opôs a realizar a cirurgia, porém contou que os riscos eram muito grandes, e que ele já corria risco de morte devido a demora.
Revoltados com tal situação, a família já pretende entrar com uma ação contra o Hospital de Itaporanga, uma vez que o garoto pode ter vindo a óbito devido à falta de experiência dos profissionais que o atenderam.
Mãe e Pai do garoto
Apendicite
A apendicite é uma inflamação no apêndice, este sim um órgão do sistema digestivo que é responsável pela absorção de algumas vitaminas de difícil digestão pelo corpo humano (como a vitamina B12, por exemplo). O apêndice não parece muita coisa: Uma "tripinha" com uns 7cm de comprimento, pesando entre 1 e 5 gramas. Já quando inflamado, pode superar 1,5 Kg, ou seja: 300 vezes o peso inicial! Não é à toa que ele dói tanto nessas circunstâncias.
No caso de uma apêndice estrangulada dentro da pessoa, a probabilidade da pessoa morrer é de 50%, pois com a explosão, os órgãos que ficam próximo do apêndice, são afetados, parando de funcionar, ou até sendo estrangulados, em alguns casos provocando hemorragia.

DiamanteOnline