Revoltados com a falta de água para o consumo humano e irrigação, centenas de moradores da região da cidade de Sousa, No Alto Sertão da Paraíba, bloquearam desde as primeiras horas do dia desta segunda-feira (19) várias rodovias em volta da cidade.
Os manifestantes queimaram pneus, colocaram máquinas agrícolas para bloquear vias públicas e exibiram faixas, cartazes, além de copos e latas vazias simbolizando a escassez de água no perímetro irrigado de São Gonçalo e Várzeas de Sousa.
Para chamar atenção dos governos, os manifestantes dois pontos da BR-230, na altura do núcleo 1, saída para Cajazeiras e para Aparecida, além das estradas de São José da Lagoa Tapada, Uiraúna, bem como a Rodovia da Produção.
O que eles querem é que o Governo Federal acelere as obras de transposição do Rio São Francisco, para abastecer os mananciais que abastecem a região.
Uma fila enorme de veículos e caminhões ficaram presos no trânsito, inclusive, pessoas que iam para o trabalho e estudantes.
Segundo o morador João Estrela, apenas 15% do abastecimento está funcionando e eles querem água, mesmo que seja através de um canal do açude Coremas, até que seja concluída a transposição.
Fonte: Radar Sertanejo/catinfueiraonline