segunda-feira, 5 de julho de 2021

Prefeituras do Vale se manifestam e divulgam nota sobre vacinas vencidas

Municípios não foram citados na lista dos que aplicaram imunizantes fora do prazo de validade, e publicaram para tranquilizar a população.

Pelo menos quatro municípios da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, divulgaram notas de esclarecimento nesse sábado (3) negando aplicação de vacinas vencidas na população. Nenhuma das cidades regionais foi citada na lista de suposto erro de validade das doses, mas as secretarias publicaram para tranquilizar a população.

A Prefeitura de Santana de Mangueira foi a primeira da localidade a se manifestar. Nas redes sociais, a pasta explicou que todas os imunizantes foram injetados nos moradores dentro do prazo. Conceição, Itaporanga e Pedra Branca também esclareceram os fatos. 

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que todas as doses são entregues aos municípios em até 24 horas após o recebimento, e os gestores municipais são integralmente responsáveis por armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde.

“As orientações técnicas às equipes de vacinação ocorrem frequentemente”, disse a SES.

Entenda

Uma matéria divulgada pela Folha de S.Paulo na última sexta-feira (2) apontou que 26 mil doses da AstraZeneca vencidas teriam sido aplicadas em mais de 1,5 mil cidades do Brasil. A reportagem foi baseada na análise de dados do sistema de informação da imunização do Ministério da Saúde.

Na apuração, o veículo de imprensa trouxe que diversos municípios da Paraíba comentaram o erro

Diamante Online