quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Projeto desenvolvido por juiz de Itaporanga vacina animais de rua contra a raiva


O programa foi feito pelo magistrado Antônio Eugênio, da comarca do município itaporanguense.

Pelo menos dez animais de rua que são beneficiados pelo projeto ‘Alimentando os Pets’, desenvolvido pelo juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto na Comarca de Itaporanga, foram vacinados contra a raiva no último mês de outubro. A ação, realizada com o apoio do Centro de Zoonoses do Município e de capturadoras da Prefeitura Municipal de Itaporanga, contou, também, com a realização de testes para diagnóstico do calazar.

De acordo com o magistrado, o próximo passo é avaliar a possibilidade da castração dos animais que integram o projeto. “Realizamos esta etapa da vacinação e, após as eleições, vamos estudar a questão da castração. Começamos com a alimentação, ampliamos para a vacinação e testes para detectar o calazar e o próximo passo é a castração”, explicou.

O juiz Antônio Eugênio afirmou, também, que, para o próximo ano, a perspectiva é de ampliar, ainda mais, a iniciativa. “Quero ver se conseguimos despertar nas pessoas a vontade de elas mesmas criarem organizações e fundações para proteger os animais. Além do poder público, iniciativas privadas devem ajudar nesta questão da proteção aos animais de rua. A pandemia trouxe várias restrições, mas conseguimos desenvolver o projeto”, enfatizou.

Os veterinários Radmacyo Gomes e Luana Figueiredo são os integrantes da equipe do Centro de Zoonoses que dão suporte ao projeto. De acordo com Radmacyo Gomes, a vacina antirrábica foi aplicada durante a campanha contra a raiva. “Além da vacina, verificamos, também, se algum animal precisava de medicação e, se tinha pets novos na área. Em caso positivo, fizemos o teste para diagnosticar o calazar. Durante os testes, encontramos um animal doente, que foi recolhido pela equipe. Os demais animais que estavam saudáveis receberam a vacina contra a raiva”, esclareceu.

Conforme o veterinário, os animais que participam do projeto, embora sejam de rua, são mais dóceis e acostumados ao contato humano. “Por isso, não foi difícil fazer a vacinação, mas levamos as capturadoras por via das dúvidas. Usamos, ainda, a focinheira para proteção da equipe. Temos, no Centro de Zoonoses, o projeto para castrar animais de rua, mas, ainda, precisamos do equipamento cirúrgico. Quando colocamos em prática o projeto, os animais serão testamos para leishmaniose e, os saudáveis serão castrados. Os que tiverem resultado positivo para a doença, serão eutanasiados”, afirmou.

Atualmente, cerca de 100 animais em situação de rua são beneficiados com o ‘Alimentando os Pets’. Além do Centro de Zoonoses, o Corpo de Bombeiros da região apoia a iniciativa, fornecendo banho aos cães e gatos.

Fonte Assessoria